Entre a lei e o crime: usos e significados da Justiça para os cativos em Mariana nas décadas finais da escravidão
Palavras-chave:
Crime, justiça, escravidão.Resumo
Este artigo tem por objetivo avaliar os usos e significados que a Justiça criminal assumiu para escravos no termo de Mariana nas décadas finais da escravidão. Tendo como fonte de pesquisa os processos-crimes em que cativos figuraram como vítimas e/ou réus, busca-se reconstituir o cotidiano dos escravos, os aspectos processuais e a atuação das autoridades policiais e judiciais, de forma a compreender como se deu a interação entre os cativos e a Justiça, bem como a percepção que dela tiveram. Os resultados, se por um lado demonstram uma postura personalista e o caráter relativo da eficácia da Justiça, por outro, revelam que os escravos mostraram-se atentos às possibilidades abertas pelo lócus judiciário, sobretudo nas décadas finais da escravidão, percebendo-o como instância legítima para a resolução de seus conflitos e para a contestação do domínio senhorial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-11
Como Citar
MARTINS, L. G. Entre a lei e o crime: usos e significados da Justiça para os cativos em Mariana nas décadas finais da escravidão. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 235–262, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73204. Acesso em: 29 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.