Entre a lei e o crime: usos e significados da Justiça para os cativos em Mariana nas décadas finais da escravidão

Autores

  • Lídia Gonçalves Martins Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Crime, justiça, escravidão.

Resumo

Este artigo tem por objetivo avaliar os usos e significados que a Justiça criminal assumiu para escravos no termo de Mariana nas décadas finais da escravidão. Tendo como fonte de pesquisa os processos-crimes em que cativos figuraram como vítimas e/ou réus, busca-se reconstituir o cotidiano dos escravos, os aspectos processuais e a atuação das autoridades policiais e judiciais, de forma a compreender como se deu a interação entre os cativos e a Justiça, bem como a percepção que dela tiveram. Os resultados, se por um lado demonstram uma postura personalista e o caráter relativo da eficácia da Justiça, por outro, revelam que os escravos mostraram-se atentos às possibilidades abertas pelo lócus judiciário, sobretudo nas décadas finais da escravidão, percebendo-o como instância legítima para a resolução de seus conflitos e para a contestação do domínio senhorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Gonçalves Martins, Universidade Federal de São Paulo

Graduação (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012). Membro do grupo de pesquisa "Justiça, Administração e Luta Social" - CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Minas Gerais, escravidão, crime, Justiça. Atualmente atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Núcleo de Apoio Pedagógico da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência em Educação a Distância, com ênfase em tutoria, supervisão de cursos, gestão de projetos educacionais e formação de professores na EaD. 

Downloads

Publicado

2018-09-11

Como Citar

MARTINS, L. G. Entre a lei e o crime: usos e significados da Justiça para os cativos em Mariana nas décadas finais da escravidão. Revista Aedos, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 235–262, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/73204. Acesso em: 29 nov. 2023.