SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Nathalia Cardoso de Oliveira Universidade La Salle Canoas
  • Fernanda Miraglia Universidade La Salle Canoas
  • Fernanda Simas Moretto Tadini Universidade La Salle Canoas
  • Lidiane Isabel Filippin Universidade La Salle Canoas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.93453

Palavras-chave:

Idoso, Sarcopenia, Estado Nutricional

Resumo

Introdução: Atualmente, a sarcopenia tem sido considerada como  importante fator de risco para a redução da mobilidade, aumento no número de quedas e fraturas; e, é comumente associada com um alto risco de hospitalização, institucionalização, dependência, piora da qualidade de vida e mortalidade. Objetivo: verificar a prevalência de sarcopenia e o estado nutricional em idosos de um município do Sul do Brasil. Métodos: trata-se de um estudo transversal de base populacional, realizado com idosos do Sul do Brasil. A sarcopenia foi determinada de acordo com o critério European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP2). O estado nutricional foi avaliado pelo Questionário Mini Avaliação Nutricional (MAN). Aspectos socioeconômicos, demográficos e de desempenho físico foram descritos. Resultados: o estudo contou com uma amostra de 327 idosos; destes, 52,6% apresentaram provável sarcopenia, 23,7% obtiveram confirmação do diagnóstico de sarcopenia e 20,7% apresentavam sarcopenia severa de acordo com os critérios de EWGSOP2. Na avaliação do estado nutricional pela MAN, todos os idosos foram considerados com estado nutricional normais, porém 34,3% dos prováveis sarcopênicos apresentavam excesso de peso, enquanto 17,6% idosos apresentaram risco de desnutrição e 2% desnutridos. Conclusão: os dados apontam uma alta prevalência de idosos com provável sarcopenia (baixa força muscular) e excesso de peso (aumento da circunferência da cintura e índice de massa corporal), sugerindo um desequilíbrio energético nutricional desses idosos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Cardoso de Oliveira, Universidade La Salle Canoas

Fisioterapeuta graduada pela Universidade La Salle/Canoas – RS.

Fernanda Miraglia, Universidade La Salle Canoas

Nutricionista graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, docente do curso de Nutrição e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle/Canoas – RS.

Fernanda Simas Moretto Tadini, Universidade La Salle Canoas

Nutricionista graduada pela Universidade La Salle/Canoas – RS.

Lidiane Isabel Filippin, Universidade La Salle Canoas

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Luterana do Brasil. Doutora em Ciências Médicas, docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle/Canoas – RS.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

de Oliveira, N. C., Miraglia, F., Tadini, F. S. M., & Filippin, L. I. (2021). SARCOPENIA E ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA COMUNIDADE NO SUL DO BRASIL. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.93453

Edição

Seção

Artigos originais