DOENÇA DE ALZHEIMER: O CUIDADO COMO POTENCIAL PARTILHA DE SOFRIMENTO

Autores

  • Cíntia Liara Engel Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.72427

Palavras-chave:

Envelhecimento, Doença de Azheimer, Cuidado, Terapêutica

Resumo

O trabalho tem o objetivo de adensar etnograficamente o que se entende por sofrimento quando se fala em Alzheimer e como esse é tratado e cuidado. Para tanto, discute-se três temas principais: o tortuoso diagnóstico, o itinerário de cuidado cotidiano confinado às relações familiares e a difícil partilha das experiências de morte e mortificações. A reflexão se dá a partir do encontro entre sujeitos esquecidos, familiares e profissionais de saúde de um serviço especializado no Brasil. A metodologia é a pesquisa etnográfica, são comparados os dados de dois momentos de um trabalho de campo no Centro de Referência para portadores da doença de Alzheimer do Hospital Universitário de Brasília. O primeiro momento ocorreu em 2012 nos espaços de grupos terapêuticos para pessoas diagnosticadas e suas cuidadoras e teve duração de seis meses; o segundo ocorreu entre setembro de 2016 a junho de 2017 e centrou-se em consultas médicas de avaliação e acompanhamento e prontuários. Entre os resultados, busca-se dar carne a experiências de cuidadoras e pessoas com Alzheimer, apostando no potencial de contrastá-las a uma narrativa hegemônica e suas decorrentes propostas terapêuticas. A principal conclusão do trabalho é a de que tratar o Alzheimer é cuidar, ou ao menos depende do cuidado; e que legislações e prescrições de formas e modos de cuidar entram em conflito, por vezes, com possibilidades, demandas de auxílio, a complexidade e isolamento do cuidado cotidiano. Intenta-se, assim, uma reflexão sobre o paradigma terapêutico brasileiro a partir do conceito de partilha do sofrimento, cunhado por Donna Haraway.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Liara Engel, Universidade de Brasília

Departamento de Antropologia

Referências

ALVES, Paulo Cesar; RABELO, Miriam Cristina; SOUZA, Iara Maria. Experiência da Doença e Narrativa. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999.

Away from Her. Diretora: Sarah Polley. Roteiristas: Sarah Polley e Alice Munro. Canadá, 2006.

BATISTA, Analía Soria; JACCOUD, Luciana de Barros; AQUINO, Luseni; EL-MOOR, Patrícia Dario. Envelhecimento e dependência: desafios para a organização da proteção social. Brasília: MPS, SPPS – Coleção Previdência Social; v. 28, 2008.

BRASIL, Mariana Costa; ANDRADE, Celana Cardoso. Reconfiguração de campo do familiar cuidador do portador de Alzheimer. In: Psicologia em estudo, Maringá , v. 18, n. 4, p. 713-723, dezembro, 2013.

BRASIL. Estatuto do Idoso. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.

BRASIL. Política Nacional do Cuidado. Projeto de Lei 2029/2015.

BURLA, Claudia et. al. Envelhecimento e doença de Alzheimer: reflexões sobre autonomia e o desafio do cuidado. In: Revista Bioética, Brasília, v. 22, n. 1, p. 85-93, Abril 2014 .

CAMARANO, Ana Amélia. Instituições de longa permanência e outras modalidades de arranjos domiciliares para idoso. In: NERI, A. Idosos no Brasil: vivencias, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: Edições SESCSP; Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

ENGEL, Cíntia Liara. Doença de Alzheimer e cuidado familiar. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, 2013.

FERIANI, Daniela. Tensões em movimento na doença de Alzheimer. In: Anais da ReACT - Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, 2015.

FONSECA, Aline. Miranda; SOAREZ, Enedina. O discurso do cuidador acerca do cuidado do idoso com doença de Alzheimer. In: Revista Rene, Fortaleza: 9(3): 99-107, jul-set, 2008.

HARAWAY, Donna. A partilha do sofrimento: relações instrumentais entre animais de laboratório e sua gente. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 17, n. 35, p. 27-64, jan./jun. 2011.

IMPERATORI, Thais. O cuidado da família ao idoso com Doença de Alzheimer: um estudo qualitativo no Hospital Universitário de Brasília, 2009. In: SérieAnis, Brasília, ano IX, 69: 1-8, mai, 2009.

KUNDERA, Milan. O livro do riso e do esquecimento. Tradução de Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. -Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

LEIBING, Annette. Antropologia de uma doença orgânica: doença de Alzheimer e fatores culturais. In: Cadernos IPUB, Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ed.): Envelhecimento e Saúde Mental, Uma Aproximação Multidisciplinar, 1997.

LEIBING, Annette. Olhando para trás: os dois nascimentos da doença de Alzheimer e a senilidade no Brasil. In: Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre Vol. 1. 1999.

LEIBING, Annette. Tense Prescriptions? Alzheimer Medications and the Anthropology of Uncertainty. In: Transcultural Psychiatry Vol 46(1): 180–206, Universite de Montreal. march, 2009.

Lüchmann, Lígia Helena Hahn & Rodrigues, Jefferson. O movimento antimanicomial no Brasil. In: Ciência & Saúde Coletiva, 12(2):399-407, 2007.

MENDES, Cinthia Filgueira Maciel; SANTOS, Anderson Lineu Siqueira dos. O cuidado na doença de Alzheimer: as representações sociais dos cuidadores familiares. In: Saúde e Sociedade, São Paulo , v. 25, n. 1, p. 121-132, Mar. 2016 .

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (3ª edição), 1945 (original).

SANTOS, Silvia Maria Azevedo dos; RIFIOTIS, Theophilos. “Cuidadores familiares de idosos dementados: uma reflexão sobre o cuidado e o papel dos conflitos na dinâmica da família cuidadora”. In: SIMSON, O. R. M. V.; NERI, A. L.; CACHIONI, M. (orgs.), As múltiplas faces da velhice no Brasil, 2ª edição, Campinas/SP, Editora Alínea. 2006.

TURKINGTON, Carol & MITCHELL, Deborah. The Encyclopedia of Alzheimer’s Disease. Facts On Fire: New York, 2010.

VIANNA, Luciano Von Der Golz. Fragmentos de pessoa e a vida em demência: etnografia dos processos demenciais em torno da doença de Alzheimer. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal Do Rio Grande do Sul, 2013.

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Engel, C. L. (2017). DOENÇA DE ALZHEIMER: O CUIDADO COMO POTENCIAL PARTILHA DE SOFRIMENTO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 22(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.72427

Edição

Seção

Artigos originais