IDOSOS NA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE: CARACTERÍSTICAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, DE SAÚDE E DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS RELACIONADOS AO SEXO

Autores

  • Roberta Aguiar Brambilla Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Elza de Fátima Ribeiro Higa Faculdade de Medicina de Marília - Famema
  • Carlos Alberto Lazarini Faculdade de Medicina de Marília - Famema

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.69913

Resumo

Participantes de Universidades da Terceira Idade possuem perfil de saúde satisfatório, são em sua maioria independentes, com boa cognição e desejo de estabelecer e manter contato social. Porém, prevalece entre eles o uso contínuo de medicamentos. O objetivo deste trabalho foi apresentar o perfil sociodemográfico, socioeconômico, condições de saúde, uso de medicamentos e adesão ao tratamento de idosos participantes de uma Universidade da Melhor Idade e suas associações com o sexo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, analítica, com abordagem quantitativa, em que o sexo foi a variável dependente e os demais dados foram as variáveis independentes. A análise estatística foi a bivariada, com nível de  significância onde p ≤ 0,05. Dos 48 idosos participantes, a maioria era mulher (75%), vivendo sozinha (66,7%). Homens apresentaram maior porcentagem de renda de até um salário mínimo (50%). O perfil de uso de medicamentos mostrou: 83,3% utilizaram algum tipo de medicamento predominando os anti-hipertensivos; 70% consumiram de um a quatro medicamentos; 80% dos homens obtêm medicamentos em farmácias e no Sistema Único de Saúde; 100% dos homens possuem entre média e alta adesão ao tratamento, o que difere estatisticamente das mulheres onde se observou maior porcentagem de baixa adesão (38,9%). O presente estudo sugere que conhecer o perfil do uso de medicamentos por idosos frequentadores de uma Universidade da Terceira Idade pode subsidiar a  inclusão de temas relacionados ao manejo diário de medicamentos, tais como automedicação, adesão terapêutica, entre outros, nas atividades desenvolvidas, visto que a medicação faz parte do dia a dia dessas pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Aguiar Brambilla, Faculdade de Medicina de Marília - Famema

Enfermeira pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário UNINTER. Mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA.  

Elza de Fátima Ribeiro Higa, Faculdade de Medicina de Marília - Famema

Enfermiera Obstetra pela Faculdade de Medicina de Marília - Famema. Especialista em: Psicopedagogia, Administração Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva e Licenciatura. Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Doutora em Enfermagem Fundamental pela USP. Docente e Chefe da Disciplina de Educação em Ciências da Saúde e Docente do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Faculdade de Medicina de Marília - Famema.

Carlos Alberto Lazarini, Faculdade de Medicina de Marília - Famema

Farmacêutico pela Universidade do Sagrado Coração - USC. Mestre em Farmacologia pela Unesp - Botucatu. Doutor em Farmacologia pela USP - SP. Docente da Disciplina de Farmacologia da Faculade de Medicina de Marília - Famema. Docente do Programa de Mestrado Saúde e Envelhecimento da Faculdade de Medicina de Marília - Famema.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Brambilla, R. A., Higa, E. de F. R., & Lazarini, C. A. (2021). IDOSOS NA UNIVERSIDADE DA MELHOR IDADE: CARACTERÍSTICAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, DE SAÚDE E DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS RELACIONADOS AO SEXO. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.69913

Edição

Seção

Artigos originais