MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DAS IDOSAS COM O CURSO “AGENTES SOCIAIS DE LAZER”

Autores

  • Clarissa Martins Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mateus Kunzler UFRGS
  • Stephanie dos Santos Cardoso UFRGS
  • Andréa Kruger Gonçalves UFRGS
  • Diná Pettenuzzo Santiago UFRGS
  • Eliane Jost Blessmann UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.17926

Palavras-chave:

Agente Social, Lazer, Idosas, Motivações, Expectativas

Resumo

Com o objetivo de incentivar a participação das pessoas idosas como sujeitos das ações desenvolvidas no projeto foi desenvolvido o curso “agentes sociais de lazer”. Para investigar sobre a motivação para participar do curso e a expectativa em ser agente social foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 8 alunas do curso. Da análise do conteúdo das entrevistas emergiram 3 categorias: a aprendizagem como motivação, o protagonismo das alunas nas ações do projeto e o significado do ser agente social. Os resultados obtidos sugerem que as pessoas idosas querem continuar aprendendo, querem participar, querem aplicar o conhecimento, querem ser reconhecidas como úteis e capazes. A vontade de aprender serviu como motivação para participarem do curso e a atuação como agente social está proporcionando a participação ativa na sociedade.

palavras-chave

Agente Social. Lazer. Idosas. Motivações. Expectativas.

 

abstract

In order to encourage the participation of older people as subjects of the actions developed in the project we developed the course “social agents of leisure”. In order to investigate the motivation to attend the course and expectations on being a social agent, semi-structured interviews were conducted involving eight students of the course. From the analysis of the interviews emerged three categories: learning as motivation, the role of students in the project’s actions and the meaning of being a social agent. The results suggest that older people want to keep learning, want to participate, they want to apply their knowledge, and they want to be recognized as useful and capable. The willingness to learn has served as motivation to attend the course and acting as the agent is providing social participation in society.

Keywords

Social Agent. Leisure. Elderly. Motivation. Expectations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Martins Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de dança da UFRGS

Mateus Kunzler, UFRGS

Acadêmico do curso de Educação Física da UFRGS

 

Stephanie dos Santos Cardoso, UFRGS

Acadêmica do curso de dança da UFRGS

 

Andréa Kruger Gonçalves, UFRGS

Prof. Dra. Do Curso de Educação Física da UFRGS – andreakg@terra.com.br

 

Diná Pettenuzzo Santiago, UFRGS

Prof. Ms. Do Curso de Educação Física da UFRGS

Eliane Jost Blessmann, UFRGS

Assistente Social Ms. em Ciências do Movimento Humano – eliane.blessmann@ufrgs.br

Downloads

Publicado

2011-04-25

Como Citar

Martins Gomes, C., Kunzler, M., dos Santos Cardoso, S., Kruger Gonçalves, A., Pettenuzzo Santiago, D., & Jost Blessmann, E. (2011). MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DAS IDOSAS COM O CURSO “AGENTES SOCIAIS DE LAZER”. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 16(esp). https://doi.org/10.22456/2316-2171.17926

Edição

Seção

Artigos originais