O BRINCAR COMO RECURSO TERAPEUTICO PARA O ADULTO MAIOR INSTITUCIONALIZADO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL.

Autores

  • Rosane Papaleo Freire Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Metodista – IPA
  • Michele Barrientos Garcia Pós-Graduanda em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar pelo Centro Universitário Metodista – IPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.17914

Palavras-chave:

Brincar, Adulto Maior, Institucionalização, Terapia Ocupacional, envelhecimento

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a importância da retomada do papel do brincar para os adultos maiores institucionalizados e verificar se há melhoras significativas em suas capacidades físicas, mentais e sociais quando a Terapia Ocupacional utiliza-se dessa ferramenta como recurso terapêutico. Sabe-se que o sujeito que brinca adquire e desenvolve novas capacidades de forma saudável. Este estudo é do tipo qualitativo e utilizou-se do método de comparação constante, no qual os dados relevantes são identificados, examinados e comparados entre si para a obtenção dos resultados. A partir da análise das falas dos sujeitos pesquisados, os resultados obtidos foram organizados nas seguintes categorias: sentimentos em relação à proposta, falando do brincar e benefícios da proposta. A intervenção e observação foram realizadas em um grupo de idosos do sexo feminino residentes na instituição “Lar Otília Chaves – Associação da Igreja Metodista – Instituição da Igreja Metodista Central”, na cidade de Porto Alegre (RS), no ano de 2009. Os resultados obtidos apontam para a retomada de sentimentos e lembranças em relação à infância, mostrando-nos a importância e o significado do brincar disponibilizado para adultos maiores nas intervenções de Terapia Ocupacional.

palavras-chave

Brincar. Adulto Maior. Institucionalização. Terapia Ocupacional.

 

abstract

This study aims to analyze the importance of the playing for institutionalized older adults and, also, to verify if there is significant improvement in their physical, mental and social capacity, when the occupational therapy applies the playing as a therapeutic resource. It is known the man who plays acquire and develop new abilities in a healthy way. This is a qualitative study and it used a constant comparison method to collect data. It was performed in an older women group who lives in “Lar Otília Chaves – Methodist Association Church – Central Methodist Church Institution, in Porto Alegre (RS). The data shown the importance and meaning that playing, as an occupational therapy intervention, can have for older adults, since they relive the childhood feelings and memories.

keywords

Play. Older Adults. Institutionalized Occupational Therapy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Papaleo Freire, Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Metodista – IPA

Terapeuta Ocupacional, Mestre em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, docente do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Metodista – IPA

Michele Barrientos Garcia, Pós-Graduanda em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar pelo Centro Universitário Metodista – IPA

Terapeuta Ocupacional, Pós-Graduanda em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar pelo Centro Universitário Metodista – IPA

Downloads

Publicado

2011-04-25

Como Citar

Papaleo Freire, R., & Barrientos Garcia, M. (2011). O BRINCAR COMO RECURSO TERAPEUTICO PARA O ADULTO MAIOR INSTITUCIONALIZADO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 16(esp). https://doi.org/10.22456/2316-2171.17914

Edição

Seção

Artigos originais