QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS UNATIANOS: PERCEPÇÃO DE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.107522

Palavras-chave:

UATI. Envelhecimento. Exercício físico. Qualidade de vida.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as percepções sobre a qualidade de vida (QV) de idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas, da “Universidade Aberta a Terceira Idade (UATI)” da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR- Brasil. Como metodologia utilizou-se da abordagem qualitativa, em uma amostra de 20 idosos (alocados em dois grupos: atividade física (AF=10) e não praticantes de atividade física (NAF=10), os quais responderam a uma entrevista semiestruturada sobre a temática. Resultados: os dois grupos apresentaram percepção subjetiva positiva de melhora da QV. Foi possível identificar que as diferenças na percepção da QV são observadas no seu desfecho, como nos idosos praticantes de AF, onde estes identificaram melhora no domínio ambiental, com familiares e amigos, e no domino físico, melhoria do bem-estar e questões fisiológicas; no psicológico, refletiu no domínio relações sociais, tendo como palavra-chave “gente”, o que indica a percepção positiva de QV para si mesmo. O grupo NAF apresentou resultados parecidos, no entanto, o domínio psicológico mostrou estar ligado a questões familiares e de relação social, tendo como palavra central “melhorar”, mostrando que a UATI pode, no decorrer do tempo, promover a sua QV. Considerações finais: Ambas as atividades proporcionam a melhora da QV, porem com desfechos diferentes para cada grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes, Faculdade Santana- Ponta Grossa- Pr. Professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

FORMADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, ESPECIALISTA EM ATIVIDADE FÍSICA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, MESTRE  E DOUTOR EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

ALINE BICHELS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, ACADÊMICA DE DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.

Graduada em Educação Física, Mestre em Estudos do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Maringá, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Docente na Prefeitura Municipal de Curitiba, Pr.

GERSON FLORES-GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, ACADÊMICO DE DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.

Tecnólogo em Gestão estratégica das Organizações, MESTRE EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, ACADÊMICO DE DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.

FABIANA MARIA ALEXANDRE, Secretária de Educação do Estado do Paraná- Professora de educação Física.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense - UNIPAR e em Educação Física pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL. Mestre em Educação (Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano) pela Universidade Federal do Paraná. 

VALDOMIRO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ORIENTADOR DE MESTRADO E DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.

GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, MESTRE E DOUTOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA PELA UNICAMP. PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UFPR, E DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.

GISLAINE CRISTINA VAGETTI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ -CAMPUS CURITIBA, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE MUSICOTERÁPIA, ORIENTADORA DE MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO UFPR.

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Campus II. Orientadora de mestrado e doutorado em Educação no Programa de Pós Graduação em educação da UFPR.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Como Citar

Gomes, F. R. H., BICHELS, A., FLORES-GOMES, G., ALEXANDRE, F. M., OLIVEIRA, V. D., & VAGETTI, G. C. (2022). QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS UNATIANOS: PERCEPÇÃO DE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 26(3), 185–210. https://doi.org/10.22456/2316-2171.107522

Edição

Seção

Artigos originais