A FOTO-ELICITAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO PARA APROFUNDAR A CONSTRUÇÃO DAS SUBJETIVIDADES CORPORAIS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.82385Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento. Análise Qualitativa. Composição Corporal.Resumo
O objetivo do presente estudo foi conhecer a influência que a mídia tem sobre a construção das subjetividades corporais dos futuros professores de Educação Física (EF). Participaram oito futuros professores (cinco homens e três mulheres). A foto-elicitação foi utilizada como técnica de análise e as entrevistas foram usadas como instrumentos de coleta de dados. Os resultados refletiram como a maneira de conceber o assunto da EF é claramente condicionada pelo protótipo do corpo do professor. É o músculo nos homens e o delgado e definido nas mulheres o mais valorizado, algo que está associado ao modelo ideal exaltado na mídia. Eles reconhecem que o corpo é sua ferramenta de trabalho e sua maneira de se apresentar a outros. Enfatizamos a importância de analisar o corpo a partir de uma abordagem pedagógica ligada à criação da identidade profissional dos futuros professores.
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