O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.81617Palavras-chave:
Ensino Integral, Educação Física escolar, atuação profissional.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar o papel do professor de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas do estado de São Paulo de Ensino Integral. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Identificou-se que o professor de Educação Física possui, além de suas atribuições específicas, um papel mais interdisciplinar com o de Arte, com a responsabilidade ainda de acompanhar os alunos no horário da saída e no almoço, e de participar das assembleias e dos agrupamentos. Para complementar a carga horária, deve atuar como apoio docente. Conclui-se que os documentos oficiais determinam a este profissional um papel disciplinador, de recreador, de auxiliar (portão e refeições), com multifunções, inclusive a médica, conforme a própria história da área nos identifica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
