COEDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS POSITIVAS. CONTRIBUIÇÕES PARA A CONVIVÊNCIA A PARTIR DA EXPRESSÃO MOTRIZ COOPERATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.72419Palavras-chave:
Afeto. Análise quantitativa. Prazer. Educação Física.Resumo
Criar experiências positivas em Educação Física é um dos aspectos chave para favorecer a educação de relações interpessoais. Este estudo examinou o efeito das situações motrizes de expressão cooperativas (SMEC) sobre os estados de ânimo (EA) de universitários ao participarem em grupos separados e mistos. Participaram 81 alunos (22 meninas e 59 meninos) do curso de graduação em Ciências da Atividade Física e Esporte (INEFC Barcelona). Ao início e ao final de cada sessão os participantes preencheram o questionário POMS. A análise estatística mediante equações de estimativa generalizadas mostrou que em ambos os grupos melhorou os EA dos participantes. Os valores de tensão-ansiedade e depressão-abatimento foram mais favoráveis nos grupos mistos; enquanto pontuação global, vigor-atividade e fadiga-imobilidade foram superiores para os grupos separados. Os resultados confirmam a contribuição das SMEC para a criação de ambientes positivos e a melhora da convivência em e entre ambos os gêneros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
