DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES: FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.71738Palavras-chave:
Esportes. Professores. Ensino. Educação continuada.Resumo
Esta pesquisa buscou verificar quais as decorrências de uma experiência de formação colaborativa, nas concepções e nas formas de professores de Educação Física ensinarem jogos esportivos coletivos. Por meio de uma pesquisa-ação com cinco docentes, foram realizados 26 encontros de estudos, sendo 21 teóricos e cinco práticos. Os resultados apontam que é possível uma mudança nas concepções e nas formas de os professores de Educação Física ensinarem os jogos esportivos coletivos. Os educadores que atuam sob a ótica do modelo tradicional, pautado na execução e na repetição de gestos motores, podem mudar sua capacidade de compreender o fenômeno esportivo. Todavia, o empreendimento é longo, trabalhoso e precisa estar bem ancorado em fundamentos teóricos relacionados à dimensão tática, aliando o estudo teórico ao estudo prático e sendo conduzido por pesquisadores com expertise em relação ao tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
