ORIENTAÇÃO DO MOVIMENTO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO DAS EXPRESSÕES: PERCEÇÕES DE PROFESSORES EM PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.69218

Palavras-chave:

Docentes. Ensino fundamental e médio. Movimento. Educação Física.

Resumo

O desenvolvimento cognitivo, pessoal e social da criança é a finalidade que a educação básica em Portugal pretende atingir, a organizar curricularmente os saberes que permitirão às crianças experienciar diferentes cenários e conteúdos, estimulando suas aprendizagens. A educação das expressões artísticas e físico-motoras contribui de forma essencial para esse desenvolvimento integral. Assim, são reconfiguradas as dinâmicas pedagógicas, o que, consequentemente, especifica os movimentos do corpo de alunos. Os professores do ensino básico são, inevitavelmente, promotores dessas experiências. Este artigo apresenta um estudo que procurou identificar e caracterizar o modo como professores planejam e colocam em ação a educação artística e a Educação Física, desenvolvendo o conceito de educação das expressões, em que movimento é entendido como principal meio de comunicação das expressões. Recorreu-se a uma metodologia mista. Os resultados evidenciam uma estreita relação entre as condições organizacionais e os modos como os professores desenvolvem a criatividade e a motricidade das crianças.

 

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Biografia do Autor

André Freitas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto / Portugal

Formação de professores; Educação escolar da infância; Educação do corpo; Educação das expressões; Arte e criatividade; Educação pela arte;

Ana Mouraz, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Estudos curriculares; Pedagogia no ensino superior; Avaliação institucional; Avaliação das aprendizagens; Formação de professores

Fátima Pereira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Política educativa; Formação de professores; Educação escolar da infância; Tranformação sócio-educativa; Mediação educativa; Ética e justiça na educação escolar

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Publicado

2017-11-25

Como Citar

FREITAS, A.; MOURAZ, A.; PEREIRA, F. ORIENTAÇÃO DO MOVIMENTO DO CORPO PELA EDUCAÇÃO DAS EXPRESSÕES: PERCEÇÕES DE PROFESSORES EM PORTUGAL. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1435–1446, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.69218. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/69218. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais