A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO FORMATIVO DE AQUISIÇÃO DE SABERES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.55346Palavras-chave:
Socialização. Conhecimento. Treinadores.Resumo
O objetivo da pesquisa foi investigar o processo de socialização profissional de treinadores de basquetebol de jovens atletas, buscando identificar os saberes apreendidos ao longo do tempo e analisar a natureza dos processos formativos por trás da apropriação desses saberes. Optou-se por uma pesquisa do tipo qualitativa, sendo a entrevista narrativa, na perspectiva etnossociológica, a técnica para coleta de dados. Os sujeitos participantes foram 13 treinadores. Os resultados revelaram a apropriação de um conjunto diversificado de saberes (experienciais, acadêmicos e profissionais), fruto de socializações sucessivas sustentadas pela educação artesanal, formação acadêmico-científica e prática reflexiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
