RESÍDUOS DO AMADORISMO NO ESPORTE: A EXEMPLO DE UMA EQUIPE DE RÚGBI FEMININO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.49927Palavras-chave:
Amadorismo. Rúgbi. Profissionalização.Resumo
O amadorismo faz parte da história do esporte moderno e, ainda hoje, apesar da profissionalização, compõe o imaginário esportivo. Em algumas modalidades, porém, desenvolve papel exemplar, como no caso do rúgbi. Por meio de pesquisa de campo realizada em uma equipe feminina de rúgbi sediada em Florianópolis-SC – composta por observações do cotidiano do time e entrevistas semiestruturadas com jogadoras –, encontramos o ideal amador como elemento norteador da dinâmica desse esporte, seja nas relações permeadas pela hierarquia e pelo respeito ao outro, seja no lugar ocupado pela tradição que vem sendo, gradativamente, tensionada pela profissionalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
