FORMAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL: PRINCÍPIOS E PRESSUPOSTOS PARA COMPOSIÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.49051Palavras-chave:
Futebol. Educação Física e treinamento. Formação profissional.Resumo
A constituição de uma proposta pedagógica para o ensino e treino do futebol deve considerar os diferentes fatores contextuais, priorizando demandas necessárias para o andamento do processo. O estudo configura-se como descritivo-propositivo e objetiva caracterizar princípios e pressupostos, apontando princípios balizadores e particulares para elaboração de uma proposta pedagógica para o processo formativo no futebol. Os princípios balizadores e particulares correspondem à teoria constituída objetivamente para atuação no jogo em diferentes etapas da formação. Os pressupostos referenciam as soluções frente aos problemas confrontados eventualmente. Portanto, a formação esportiva, além de somente fabricar respostas, deve capacitar os jogadores para os problemas inesperados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
