AS EXPLICAÇÕES DE ERIC DUNNING SOBRE O HOOLIGANISMO À LUZ DO CONTEXTO BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.48189Palavras-chave:
Sociologia. Esportes. Violência. RevisãoResumo
A obra de Eric Dunning ocupa um papel central na conformação da área acadêmica da Sociologia do Esporte. Este artigo foi produzido a partir da leitura repetida, cuidadosa e detalhada das principais produções de Dunning e da produção científica brasileira sobre violência no futebol e/ou torcidas organizadas, dada a influência marcante desse autor nos estudos brasileiros. Para o levantamento das fontes, foram consultadas várias bases de dados, bibliotecas de universidades e nossos acervos particulares. Este estudo expõe os fundamentos da sociologia figuracional e do desenvolvimento do esporte, que criam as bases para descrevermos as explicações sobre o fenômeno do hooliganismo britânico e sua influência nas pesquisas sobre violência no futebol brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
