EDUCAÇÃO FÍSICA NO CHILE: UMA ANÁLISE DAS CRENÇAS DOS PROFESSORES DO PRIMÁRIO E ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.48098Palavras-chave:
Ensino fundamental e médio. Papel profissional. A responsabilidade social.Resumo
Analisamos, qualitativamente, as crenças dos professores de educação física sobre a função social que deve cumprir a diciplina, identificando barreiras pessoais, profissionais e institucionais enfrentados nesta tarefa e as soluções que propõem sobre isso. Foram realizados três grupos focais e doze entrevistas em profundidade. Os métodos de análise utilizados, em geral, foram baseados na proposta de fragmentação e articulação de "Grounded Theory". Conclui-se que há uma relação dicotômica para alguns, e complementaria para outros, incluindo uma EF que reproduz uma perspectiva tradicional ligada ao desporto, o desenvolvimento da aptidão física e certos estereótipos sociais; e outro ponto de vista que entende que a educação física é desenvolver habilidades de compreensão e transformação das desigualdades sociais aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
