FABRINCANDO: AS OFICINAS DO JOGO COMO PROPOSTA EDUCACIONAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.3762Palavras-chave:
Educação Física. Jogos e brinquedos. Ensino Fundamental e médio. Pedagogia.Resumo
Considerando as dificuldades históricas das crianças brasileiras freqüentadoras de escolas públicas para aprender os conteúdos básicos, sugerimos uma prática pedagógica com maior poder de melhorar a qualidade dessa aprendizagem. Partindo da idéia de que o lúdico constitui ambiente favorável à aprendizagem, o objetivo central deste estudo foi verificar o potencial das Oficinas do Jogo como prática pedagógica capaz de produzir repercussões nas demais aprendizagens escolares, bem como produzir aprendizagens em outros planos não previstos pela escola tradicional. As Oficinas do Jogo são uma prática pedagógica localizada na disciplina Educação Física, na qual as crianças, jogando, aprendem as bases do conhecimento (pensamento, motricidade, sociabilidade, moralidade, afetividade, etc.), e o fazem de modo a repercutir em outras disciplinas escolares. O método de investigação adotado foi o da Pesquisa-Ação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
