A PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA EM WoS E NO ÍNDICE H DE HIRCHS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FISICA NA ESPANHA E BRASIL: PRODUTIVIDADE E COMPARAÇÃO ENTRE PAÍSES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.36582Palavras-chave:
Pesquisadores, esportes, indicadores bibliométricos, publicações periódicas, bases de dados, artigo de revista.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a produção dos docentes da área de Educação Física (EF) na Espanha e no Brasil, segundo os artigos publicados em revistas indexadas na base de dados Web of Science (WoS). A metodologia consiste em um estudo comparativo e correlacional de análises de documentos. Os participantes foram professores com publicações na base de dados WoS. A mostra esteve formada por 373 professores, entre os quais 108 correspondem à área de EF do Brasil e 265 correspondem à área de EF Espanhola. Os resultados indicam que os professores da área de EF na Espanha tem um Índice h de 2.65 e 7.49 artigos por investigador. Os professores brasileiros tem um Índice h de 6.05 e a média por autor é de 30.91 artigos por pesquisador. As correlações entre número de artigos por investigador e índice H são positivas r=.91 no caso da España y r=.86 e no Brasil. As revistas em que mais publican os professores brasileiros e espanhóis são Medicine and Science in Sports and Exercise e Journal of Strength and Conditioning Research.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
