A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.3544Palavras-chave:
Educação Física. Educação Infantil. Pessoas portadoras de deficiência. Aceitação social.Resumo
O presente estudo investiga a temática da inclusão de crianças com necessidades especiais na prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. A metodologia é de corte qualitativo, os participantes do estudo são professores de educação física da rede regular de ensino que possuem crianças com necessidades especiais nas suas aulas da educação infantil. A coleta de informações utilizou instrumentos como entrevistas e observações. Os resultados do estudo são apresentados em categorias: compreensão da inclusão na prática da educação física; experiências relacionais do professor com crianças com necessidades especiais; perspectivas de qualificação profissional; suporte pedagógico para o processo de inclusão. O estudo permite evidenciar que os professores de educação física reconhecem a inclusão como uma necessidade pedagógica, porém a formação continuada e a prática pedagógica carecem de aprendizagens e avanços nessa área.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-17
Como Citar
FALKENBACH, A. P.; CHAVES, F. E.; NUNES, D. P.; NASCIMENTO, V. F. do. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 37–53, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3544. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3544. Acesso em: 6 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
