A inserção da regulamentação da profissão na área de educação física, dez anos depois: embates, debates e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.3051Palavras-chave:
Prática Profissional. Educação Física. Conselhos de Especialidade ProfissionalResumo
Este texto discute alguns aspectos da regulamentação da profissão na área da Educação Física, seu desenvolvimento e a participação dos principais sujeitos políticos. Frente a um tema atual e polêmico, procuramos fazer uma apresentação objetiva e abrangente do seu desenvolvimento e ilustrar as posições e argumentos dos sujeitos que participam do debate. Para tanto, iniciamos apresentando aspectos importantes da regulamentação das profissões, para depois elaborar uma análise da lei e resoluções do Conselho destacando: (a) o seu significado; (b) atribuições e competências; (c) o limite para a fiscalização e do poder de policia e (d) apontar as atividades típicas do profissional. A título de fechamento, descrevemos aspectos de uma polêmica bastante recente, a subordinação da dança, yoga, artes marciais ao Conselho Federal de Educação Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
