Construção da Carreira Docente em Educação Física: Escolhas, Trajetórias e Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.3014Palavras-chave:
Papel profissional. Docentes. Educação Física. Mobilidade Ocupacional. Estudos de casos.Resumo
O objetivo desta investigação foi analisar a história de vida de professores de Educação Física, procurando identificar as escolhas, as perspectivas e as trajetórias vivenciadas. Participaram do estudo quatro professores que se encontram em diferentes fases da carreira docente (entrada, consolidação, diversificação e estabilização). Na recolha das informações foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a técnica da narrativa foi empregada na análise dos dados. As evidências do estudo confirmam que docentes, mesmo com formações realizadas em momentos distintos e que atuam em contextos diferenciados, apresentam pontos comuns nas suas trajetórias profissionais, respeitadas as especificidades da história pessoal de cada professor. Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Professor. Educação Física. Carreira Docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-11-16
Como Citar
FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; BOSCATTO, J. D.; NASCIMENTO, J. V. Construção da Carreira Docente em Educação Física: Escolhas, Trajetórias e Perspectivas. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 25–49, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3014. Acesso em: 4 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
