Envelhecimento saudável: uma revisão das pesquisas em Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2906Palavras-chave:
Saúde do idoso. Geriatria. Envelhecimento da populaçãoResumo
“Envelhecimento saudável”, como uma perspectiva particular para explorar o relacionamento entre saúde e envelhecimento, é um paradigma teórico poderoso na cultura e prática da gerontologia e uma força dominante nas agendas de pesquisa, organizações financiadoras e governos no mundo de língua inglesa. Escrito a partir de uma perspectiva norte-americana, essa resenha proporciona um resumo da extensa documentação em literatura de língua inglesa dedicada ao “envelhecimento saudável”, incluindo a identificação de críticas-chave e desafios da área. A seção final do trabalho considera o quanto um foco no “ir e vir” (“going and doing”) de idosos entre determinados lugares de envelhecimento representa uma direção nova e estimulante para as pesquisas futuras sobre envelhecimento saudável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-28
Como Citar
GARDNER, P. J. Envelhecimento saudável: uma revisão das pesquisas em Língua Inglesa. Movimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 69–92, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2906. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2906. Acesso em: 28 set. 2023.
Edição
Seção
Em foco #1
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
