O Conteúdo da Intervenção Profissional em Educação Física: O ponto de vista de docentes de um curso de formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2901Palavras-chave:
Capacitação Profissional. Ensino. Conhecimento. Educação física.Resumo
Tivemos como objetivo desse estudo verificar o ponto de vista dos docentes de um curso de formação profissional sobre: (a) como se caracteriza a intervenção profissional em Educação Física; (b) que elementos a compõe; (c) e como esses elementos devem ser articulados pelos profissionais de Educação Física durante o processo de tomada de decisão. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa e a partir de dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas, empregamos análise de conteúdo com categorias estabelecidas à priori, sobre (a) mercado de trabalho, (b) conhecimentos, habilidades, atitudes a serem desenvolvidas durante a graduação; (c) sistema de avaliação; (d) visão da graduação em Educação Física. Pôdese considerar que, apesar do grupo estudado expressar algumas preocupações importantes com relação à valorização dos conhecimentos oriundos das disciplinas-mãe, habilidades motoras e da pesquisa científica, os pontos de vista manifestados nesse estudo não permitiram definir claramente, nem caracterizar os elementos que devem compor a intervenção profissional em Educação Física.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-28
Como Citar
FÁVARO, P. E.; NASCIMENTO, G. Y. do; SORIANO, J. B. O Conteúdo da Intervenção Profissional em Educação Física: O ponto de vista de docentes de um curso de formação profissional. Movimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 199–221, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2901. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2901. Acesso em: 28 nov. 2023.
Edição
Seção
Espaço Aberto
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
