Notas para uma compreensão sobre a relação entre esporte e educação física na escola
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2846Palavras-chave:
Esporte na escola. Ginástica. Educação FísicaResumo
o texto trata de duas questões básicas: A partir de que período podemos enxergar a presença do esporte no ambiente escolar? E, sob que propósito pensar a prática do esporte e da ginástica/educação física na escola? O pressuposto básico é que os mesmos elementos que moldam o gosto pela prática esportiva e que surgem no contexto social específico da segunda metade do século XIX e início do século XX no Brasil, vão subsidiar a argumentação pró ginástica na escola. Esses elementos estão baseados num processo crescente de diferenciação individual, na necessidade de refinamento das ações e numa autocensura abrangente. Nesse sentido, o esporte e a ginástica/educação física não são ações antagônicas mas complementares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-26
Como Citar
LUCENA, R. de F. Notas para uma compreensão sobre a relação entre esporte e educação física na escola. Movimento, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 155–164, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2846. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2846. Acesso em: 8 jun. 2023.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
