Revista de educação física: Ciclo de vida, seção unidade de doutrina e lição de educação física (1932-2002)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2664Palavras-chave:
Educação Física. Periódicos. Exército. Escola.Resumo
Objetiva elaborar o ciclo de vida da Revista de Educação Física no período de 1932 a 2002; analisar as seções Unidade de Doutrina e Lição de Educação Física, identificando os eixos doutrinários e pedagógicos, e ainda como são prescritos e praticados no Exército e na escola. A orientação teórico-metodológica assume o periódico como objeto e fonte. Os resultados indicam as características do periódico materializadas no ciclo de vida. Os eixos pedagógicos são: continuidade, alternância, graduação, atração e disciplina, que se encontram subordinados aos eixos doutrinários: hierarquia, ordem e disciplina. A Lição de Educação Física é distinta para militares e escolares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2003-05-07
Como Citar
FERREIRA NETO, A. Revista de educação física: Ciclo de vida, seção unidade de doutrina e lição de educação física (1932-2002). Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 91–118, 2003. DOI: 10.22456/1982-8918.2664. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2664. Acesso em: 4 jun. 2023.
Edição
Seção
Espaço Aberto
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
