Regularidade e agressividade: categorias de análise no recreio de um aluno com deficiência mental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2643Palavras-chave:
Recreio. Integração. Deficiência Mental.Resumo
No artigo abordamos o tema referente à integração de um aluno com deficiência mental matriculado no ensino fundamental, tendo como espaço de análise as manifestações corporais desse sujeito. O seu objetivo está em observar as relações que o mesmo estabelece comos outros escolares. Na sua primeira parte tratamos da integração escolar e posteriormente estudos sobre o recreio. Num segundo momento, comentamos sobre o corte micro-etnográfico, utilizando a observação como técnica de coleta de informação. Foram identificadas e analisadas duas categorias: regularidade e agressividade. Na conclusão é destacado que existem condições adversas para este aluno no recreio. Destacamos, também, que deve haver um maior comprometimento por parte da escola para garantir a implementação da proposta de integração.Downloads
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Publicado
2002-09-05
Como Citar
MANDARINO, C. M. Regularidade e agressividade: categorias de análise no recreio de um aluno com deficiência mental. Movimento, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 63–76, 2002. DOI: 10.22456/1982-8918.2643. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2643. Acesso em: 28 nov. 2023.
Edição
Seção
Estudo de Caso
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