A Avaliação na Educação Física Escolar: uma comparação entre as Escolas Tradicional e Ciclada
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2085Palavras-chave:
Educação Física. Avaliação. Currículo. Ensino fundamental e médio.Resumo
No presente trabalho, realizou-se uma análise comparativa entre as escolas tradicional e ciclada, pensando em como se daria a avaliação na Educação Física a partir destas duas perspectivas. Para desenvolver o estudo foi essencial analisar as estruturas escolares: currículo, base teórica, metodologia de ensino, projeto político-pedagógico; bem como, as funções sociais exercidas por estas escolas e as relações construídas por elas no cotidiano escolar. Como resultado deste estudo verificou-se que a avaliação em Educação Física, realizada por essas escolas, utiliza instrumentos avaliativos semelhantes, tais como: a presença em aula, a auto-avaliação e a desempenho dos alunos, e também aulas teóricas e testes escritos, entretanto, a avaliação realizada pela escola tradicional é orientada para a seleção e classificação dos discentes, diferentemente da escola ciclada, cuja avaliação é orientada para o desenvolvimento da aprendizagem e para a formação de indivíduos socialmente ativos e autônomos, capazes de refletir sobre a própria prática e sobre a realidade social a qual pertencem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2008-11-16
Como Citar
AMARAL, S. C. F.; DINIZ, J. A Avaliação na Educação Física Escolar: uma comparação entre as Escolas Tradicional e Ciclada. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 241–258, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.2085. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2085. Acesso em: 2 jun. 2023.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
