REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE TALENTOS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.14510Palavras-chave:
Futebol. Brasil. Identidade. TalentoResumo
O objetivo do estudo é descrever e analisar o processo de detecção e seleção de talentos considerando as representações identitárias e práticas no cotidiano do futebol. Utiliza como instrumentos entrevistas semiestruturadas, aplicadas aos treinadores e coordenadores das categorias Sub 15, Sub 17 e Sub 20, e observadores técnicos em sete clubes da primeira divisão do futebol brasileiro. Conclui que o discurso identitário sobre o ideal proclamado do futebol brasileiro, o futebol-arte, não orienta as ações dos profissionais envolvidos no processo de seleção e treinamento de talentos. Todavia, esse discurso pode apresentar eficácia simbólica no processo de comercialização de jogadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
