Práticas pedagógicas do hip-hop nas aulas de Educação Física

uma revisão sistemática

Autores

  • Marília Camargo Araújo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP https://orcid.org/0000-0002-0004-3620
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP https://orcid.org/0000-0002-2500-3668

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.126383

Palavras-chave:

Hip Hop, Educação Física escolar, prática pedagógica

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar publicações sobre o hip-hop como prática pedagógica no contexto da Educação Física Escolar. Para tanto realizamos revisão sistemática em quatro bases de dados, utilizando os descritores hip-hop e Educação Física, publicados entre os anos de 2011 e 2021. Selecionamos 15 trabalhos que abordavam o hip-hop na Educação Física Escolar. As produções acadêmicas sobre o tema se espalham por diversas áreas do conhecimento, no entanto são raros os estudos sobre práticas pedagógicas desta cultura urbana na educação básica. Concluímos que há a necessidade de novos estudos sobre o hip-hop na escola que demonstrem diálogos e problematizações nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Camargo Araújo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP

Mestranda na Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). É professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste e da rede estadual de São Paulo.

Elaine Prodócimo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF), Campinas, SP

Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em educação física: “meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar”? Estudos Feministas, v.19, n. 2, p. 491-501, mai./ago., 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200012

ALVES, Flávio Soares. A dança break: uma análise dos fatores componentes do esforço no duplo movimento de ver e sentir. Motriz, v.13, n.1, p.24-32, jan./mar., 2007.

ALVES, Flávio Soares; DIAS, Romualdo. A dança break corpos e sentidos em movimento no Hip-Hop. Motriz, v.10, n.1, p. 1-7, jan./abr., 2004.

ARAÚJO, Marília Camargo. As batalhas de Hip-Hop: contribuições para a manifestação criativa de alunos e alunas. In: GAIO, Roberta; PATRÍCIO, Tamires Lima. Dança na escola: reflexões e ações pedagógicas. Curitiba: Editora Bagai, 2021.

BEAT STREET. Direção: Stan Lathan. Produção: David V. Picker, Harry Belafonte. Estados Unidos: Orion Pictures, 1984.

BEIJA, João Victor Cruz. Danças urbanas nas aulas de educação física escolar: entre a cultura juvenil e o cotidiano escolar. 2020. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal da Paraíba, Recife, 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 out. 2022.

BUOGO, Edmara Cristina Bonetti; LARA, Larissa Michelle. Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 4, p. 873-888, out./dez., 2011. Disponível em http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/811. Acesso em: 31 out. 2022.

CAMPOS, Cristina Maria. Rua e escola: o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez. 2007. 149f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

CARVALHO, Celso. Construção de significados e legitimação de discursos: o currículo da rede estadual de ensino de São Paulo. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 41, p. 45-59, set./dez., 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.7089

CEDRAN, Paulo César; MARTINS, Chelsea Maria de Campos de; LIGEIRO, Dulcinéia Conceição. Motivação na educação física escolar: relatos da prática docente junto aos alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp.1, p. 395–405, 2016. DOI: https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p395

CHULTZ, G. M. Danças urbanas na escola: uma experiência com a Cultura Hip Hop dentro do Colégio Estadual Júlio de Castilho. Rascunhos, v. 3, n. 2, p. 76‐83, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-08

CLAUDINO, Igor de Freitas; ZANOTTO, Luana. Ensino de dança de salão na educação física escolar: a orientação sexual em foco. Educación Física y Ciência , v. 22, n. 4, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e151

CORREIA, Adriana Martins; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da; FERREIRA, NildaTeves. Do racha na rua à batalha no palco: cenas das danças urbanas. Motrivivência, v. 29, n. 50, p. 213-231, mai. 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p213

CRELIER, Cátia Malaquias; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Africanidade e afrobrasilidade em Educação Física Escolar. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1307-1320, out./dez., 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.81656

FARIAS, Alison Nascimento; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro didático e as tecnologias de informação e comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 25, p. e204572, 2020. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4572

FLASHDANCE. Direção: Adrian Lyne. Produção: Jerry Bruckheimer, Don Simpson. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1983

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395-411, jan./mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542

LOUREIRO, Marcus Wagner Antunes; MOREIRA, Kênia Hilda. Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica. Educação e Pesquisa, v. 46, e205233, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046205233

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da Educação Física. Movimento v. 24, n. 2, p. 677-690, abr./jun., 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.77157

NEIRA, Marcos Garcia. A seleção dos temas de ensino no currículo cultural da Educação Física. Revista Educación Física y Deporte, v. 32, n. 2, p. 1421-1430, 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0efd84c6-e989-4c6f-ad44-041f6e94dbda/A%20sele%C3%A7%C3%A3o%20dos%20temas%20de%20. Acesso em: 1 nov. 2022.

NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; FREIRE, Elisabete dos Santos; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do conhecimento. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1265-1280, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.85020

OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa de; BATISTA, Alison Pereira; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Educação física e a linguagem do hip hop: um Diálogo possível na escola. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 12, n. 2, p. 166-189, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.2175

PINTO, Fábio Machado; BASSANI, Jaison José; FERNANDEZ VAZ, Alexandre. Sentidos das práticas corporais fora da escola para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 4, p. 909-923, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400008

ROCHA, Janaina; DOMENICH, Mirella; CASSEANO, Patrícia. Hip Hop: a periferia grita. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

SILVA, Renata L. Mandinga da Rua: a construção de um corpo poeticamente crítico. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza V. R.; LIMONTA, Sandra V. (org.) Didática e práticas de ensino Didática e práticas de ensino: texto e contexto em diferentes áreas do conhecimento. Goiânia: Ceped/Editora PUC Goiás, 2011.

WILD STYLE. Diretor: Charlie Ahearn. Produção: Charlie Ahearn. Estados Unidos: First Run Features, 1983.

YOSHINAGA. Gilberto. Nelson Triunfo – do sertão ao Hip-Hop. São Paulo: Shuriken Produções/ LiteraRUA, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

CAMARGO ARAÚJO, M.; PRODÓCIMO, E. Práticas pedagógicas do hip-hop nas aulas de Educação Física: uma revisão sistemática. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28075, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.126383. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/126383. Acesso em: 2 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais