Práticas pedagógicas do hip-hop nas aulas de Educação Física
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.126383Palavras-chave:
Hip Hop, Educação Física escolar, prática pedagógicaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar publicações sobre o hip-hop como prática pedagógica no contexto da Educação Física Escolar. Para tanto realizamos revisão sistemática em quatro bases de dados, utilizando os descritores hip-hop e Educação Física, publicados entre os anos de 2011 e 2021. Selecionamos 15 trabalhos que abordavam o hip-hop na Educação Física Escolar. As produções acadêmicas sobre o tema se espalham por diversas áreas do conhecimento, no entanto são raros os estudos sobre práticas pedagógicas desta cultura urbana na educação básica. Concluímos que há a necessidade de novos estudos sobre o hip-hop na escola que demonstrem diálogos e problematizações nas aulas.
Downloads
Referências
ALTMANN, Helena; AYOUB, Eliana; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gênero na prática docente em educação física: “meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar”? Estudos Feministas, v.19, n. 2, p. 491-501, mai./ago., 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200012
ALVES, Flávio Soares. A dança break: uma análise dos fatores componentes do esforço no duplo movimento de ver e sentir. Motriz, v.13, n.1, p.24-32, jan./mar., 2007.
ALVES, Flávio Soares; DIAS, Romualdo. A dança break corpos e sentidos em movimento no Hip-Hop. Motriz, v.10, n.1, p. 1-7, jan./abr., 2004.
ARAÚJO, Marília Camargo. As batalhas de Hip-Hop: contribuições para a manifestação criativa de alunos e alunas. In: GAIO, Roberta; PATRÍCIO, Tamires Lima. Dança na escola: reflexões e ações pedagógicas. Curitiba: Editora Bagai, 2021.
BEAT STREET. Direção: Stan Lathan. Produção: David V. Picker, Harry Belafonte. Estados Unidos: Orion Pictures, 1984.
BEIJA, João Victor Cruz. Danças urbanas nas aulas de educação física escolar: entre a cultura juvenil e o cotidiano escolar. 2020. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal da Paraíba, Recife, 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 31 out. 2022.
BUOGO, Edmara Cristina Bonetti; LARA, Larissa Michelle. Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 4, p. 873-888, out./dez., 2011. Disponível em http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/811. Acesso em: 31 out. 2022.
CAMPOS, Cristina Maria. Rua e escola: o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez. 2007. 149f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
CARVALHO, Celso. Construção de significados e legitimação de discursos: o currículo da rede estadual de ensino de São Paulo. EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 41, p. 45-59, set./dez., 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n41.7089
CEDRAN, Paulo César; MARTINS, Chelsea Maria de Campos de; LIGEIRO, Dulcinéia Conceição. Motivação na educação física escolar: relatos da prática docente junto aos alunos da 3ª série do ensino médio da rede estadual paulista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp.1, p. 395–405, 2016. DOI: https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p395
CHULTZ, G. M. Danças urbanas na escola: uma experiência com a Cultura Hip Hop dentro do Colégio Estadual Júlio de Castilho. Rascunhos, v. 3, n. 2, p. 76‐83, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-08
CLAUDINO, Igor de Freitas; ZANOTTO, Luana. Ensino de dança de salão na educação física escolar: a orientação sexual em foco. Educación Física y Ciência , v. 22, n. 4, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e151
CORREIA, Adriana Martins; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da; FERREIRA, NildaTeves. Do racha na rua à batalha no palco: cenas das danças urbanas. Motrivivência, v. 29, n. 50, p. 213-231, mai. 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n50p213
CRELIER, Cátia Malaquias; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Africanidade e afrobrasilidade em Educação Física Escolar. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1307-1320, out./dez., 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.81656
FARIAS, Alison Nascimento; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro didático e as tecnologias de informação e comunicação: perspectivas para a Educação Física escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 25, p. e204572, 2020. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4572
FLASHDANCE. Direção: Adrian Lyne. Produção: Jerry Bruckheimer, Don Simpson. Estados Unidos: Paramount Pictures, 1983
GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395-411, jan./mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542
LOUREIRO, Marcus Wagner Antunes; MOREIRA, Kênia Hilda. Livros didáticos de educação física: um balanço da produção acadêmica. Educação e Pesquisa, v. 46, e205233, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046205233
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da Educação Física. Movimento v. 24, n. 2, p. 677-690, abr./jun., 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.77157
NEIRA, Marcos Garcia. A seleção dos temas de ensino no currículo cultural da Educação Física. Revista Educación Física y Deporte, v. 32, n. 2, p. 1421-1430, 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/0efd84c6-e989-4c6f-ad44-041f6e94dbda/A%20sele%C3%A7%C3%A3o%20dos%20temas%20de%20. Acesso em: 1 nov. 2022.
NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; FREIRE, Elisabete dos Santos; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. Práticas corporais e Paulo Freire: uma análise sobre a produção do conhecimento. Movimento, v. 24, n. 4, p. 1265-1280, out./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.85020
OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa de; BATISTA, Alison Pereira; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Educação física e a linguagem do hip hop: um Diálogo possível na escola. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 12, n. 2, p. 166-189, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.2175
PINTO, Fábio Machado; BASSANI, Jaison José; FERNANDEZ VAZ, Alexandre. Sentidos das práticas corporais fora da escola para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 4, p. 909-923, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000400008
ROCHA, Janaina; DOMENICH, Mirella; CASSEANO, Patrícia. Hip Hop: a periferia grita. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
SILVA, Renata L. Mandinga da Rua: a construção de um corpo poeticamente crítico. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza V. R.; LIMONTA, Sandra V. (org.) Didática e práticas de ensino Didática e práticas de ensino: texto e contexto em diferentes áreas do conhecimento. Goiânia: Ceped/Editora PUC Goiás, 2011.
WILD STYLE. Diretor: Charlie Ahearn. Produção: Charlie Ahearn. Estados Unidos: First Run Features, 1983.
YOSHINAGA. Gilberto. Nelson Triunfo – do sertão ao Hip-Hop. São Paulo: Shuriken Produções/ LiteraRUA, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
