Docência em Educação Física e maternidades

construindo outras inter-relações

Autores

  • Gabriela Nobre Bins Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Porto Alegre, RS, Brasil
  • Lisandra Oliveira e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6090-7814
  • Simone Santos Kuhn Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-6711-6348
  • Tatiana Martins Terragno Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Vera Regina Oliveira Diehl Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8369-6095
  • Natacha da Silva Tavares Prefeitura Municipal de Viamão. Viamão, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0398-7117
  • Caroline Maciel da Silva Prefeitura Municipal de Canoas. Canoas, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0673-9573

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.124530

Palavras-chave:

Maternidade, Docência, Educação Física

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a maternidade e os modos de viver essa experiência que impactam e são impactados pela docência em Educação Física na Educação Básica e no Ensino Superior, em Porto Alegre/RS e região metropolitana. A temática abordada se fundamenta na análise das interpretações de dois grupos de discussão, constituídos como estratégia metodológica e das informações obtidas que possibilitaram a construção de uma categoria de análise em uma pesquisa de Doutorado. As análises e as interpretações da pesquisa indicam que as professoras participantes do estudo percebem que apesar da maternidade ser uma experiência vivida de modo individual, cercada de exigências sociais e que localiza na mulher significativa responsabilidade pela criação dos/as filhos/as, há possibilidades de se conceitualizar e viver outras experiências de maternar de modo mais coletivo e comunitário.

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Biografia do Autor

Gabriela Nobre Bins, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Porto Alegre, RS, Brasil

Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Porto Alegre, RS, Brasil

Lisandra Oliveira e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Vera Regina Oliveira Diehl, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Porto Alegre, RS, Brasil

Grupos de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil. Porto Alegre, RS, Brasil

Natacha da Silva Tavares, Prefeitura Municipal de Viamão. Viamão, RS, Brasil

Prefeitura Municipal de Viamão. Viamão, RS, Brasil

Caroline Maciel da Silva, Prefeitura Municipal de Canoas. Canoas, RS, Brasil

Prefeitura Municipal de Canoas. Canoas, RS, Brasil

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Publicado

2023-03-17

Como Citar

NOBRE BINS, G. .; OLIVEIRA E SILVA, L.; KUHN, S. S.; MARTINS TERRAGNO, T.; OLIVEIRA DIEHL, V. R.; DA SILVA TAVARES, N.; MACIEL DA SILVA, C. Docência em Educação Física e maternidades: construindo outras inter-relações. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29006, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.124530. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/124530. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais