Identidade profissional e formação inicial em Educação Física Bacharelado

a compreensão do estudante-estagiário

Autores

  • Ana Luíza Barbosa Anversa Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0003-4363-3433
  • Patric Paludett Flores Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Arestides Pereira da Silva Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0003-0647-1930
  • Vânia de Fátima Matias de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-3552-3437
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidad Catolica del Maule

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.123327

Palavras-chave:

Educação Física, Capacitação Profissional, Informação de Identidade Pessoal, Mercado de trabalho

Resumo

O estudo objetivou analisar como os estudantes-estagiários compreendem a constituição da identidade profissional na formação inicial em Educação Física bacharelado. Participaram da pesquisa qualitativa do tipo descritiva 30 estudantes-estagiários na realização de grupos focais. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva a partir do procedimento técnico da análise de conteúdo e com o auxílio do software de análise qualitativa Nvivo10. Os resultados apresentados destacam que os estudantes-estagiários reconhecem que a abrangência da área amplia as possibilidades de intervenção; visualizam o mercado de trabalho altamente competitivo; percebem a área com pouco reconhecimento e baixa remuneração; indicam que a formação inicial do futuro profissional da área deve possibilitar a interação entre a teoria e a prática; e enfatizam a necessidade de um trabalho qualificado junto à sociedade para estimular o reconhecimento da área e do profissional de Educação Física.

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Biografia do Autor

Ana Luíza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil

Patric Paludett Flores, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ibirité, MG, Brasil.

 

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil. 

 

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, PR, Brasil.

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, SC, Brasil.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidad Catolica del Maule

Universidad Catolica del Maule (UCM). Talca, Chile. Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil.

 

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

ANVERSA, A. L. B.; FLORES, P. P. .; SILVA JÚNIOR, A. P. da .; SOUZA, V. de F. M. de .; FARIAS, G. O. .; OLIVEIRA, A. A. B. de . Identidade profissional e formação inicial em Educação Física Bacharelado: a compreensão do estudante-estagiário. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28046, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.123327. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/123327. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais