“Longe, mas juntos”
experiências vividas em um festival de ginástica para todos em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.120258Palavras-chave:
Ginástica, Educação Física, Treinamento, Covid-19, Pesquisa QualitativaResumo
A pandemia de covid-19 vem instituindo mudanças em diferentes âmbitos da sociedade no mundo. No esporte, para além dos treinos rotineiros, uma importante esfera sofreu impactos neste período, a dos eventos. Pautado na teoria fenomenológica de Merleau-Ponty, o objetivo deste estudo foi descrever experiências vividas em um festival de Ginástica para Todos realizado de maneira remota. Aderimos à análise fenomenológica na triangulação de dados documentais, diários de campo e grupos focais com ginastas participantes que suscitaram em duas temáticas: a) “Distantes, mas juntos” e b) “O modus operandi da virtualidade”. Ainda que remoto, a percepção da experiência elencou sentimentos e sensações típicas do fazer-esportivo e sua estima aos eventos, como a atitude estética intrínseca à ginástica, busca de (auto) superação, reconhecimento e pertencimento social.
Downloads
Referências
ABREU, Nelsio Rodrigues de; BALDANZA, Renata Francisco; GONDIM, Sônia M. Guedes. Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. JISTEM- Journal of Information Systems and Technology Management (Online), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 5-24, 2009. DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-17752009000100001.
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 3. ed. Campinas: Unicamp, 2013. v. 1, p. 144.
BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. London: Yale University Press, 2006.
BENTO-SOARES, Daniela; SCHIAVON. Laurita Marconi. Gymnastics for all: different cultures, different perspectives. Science of Gymnastics Journal, v. 12, n. 1, p. 5-18, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340066355. Acesso em: 14 maio 2021.
BEST, David. The aesthetic in sport. In: MORGAN, Willian J.; MEIER, Klaus V. Philosophic inquiry in sport. Champaign, Illinois: Human Kinetics, 1988. p. 477-493.
BRACHT, Valter. Educação física no 1o grau: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, sup. 2, p.v23-28, 1996. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.139640.
CARBINATTO, Michele Viviene; EHRENBERG, Mônica Caldas. Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line. Curitiba: Bagai, 2020.
CARBINATTO, Michele Viviene, et al. Perfil dos protagonistas de um festival on-line e suas obras. In: CARBINATTO, Michele Viviene; EHRENBERG, Mônica Caldas. Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line. Curitiba: Bagai, 2020.
CARBINATTO, Michele Viviene; REIS-FURTADO, Lorena Nabanete. Choreographic process in Gymnastics for all. Science of Gymnastics Journal, vol. 11, n. 3, p. 343-353, 2019. Disponível em https://www.fsp.uni-lj.si/en/research/scientific-magazines/science-of-gymnastics/previous-issues/2019102717182601/. Acesso em: 29 abr. 2022.
CHALIP, Laurence. Towards social leverage of sport events. Journal of Sport & Tourism, v. 11, n. 2, p. 109-127, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/14775080601155126
CHALIP, Laurence; GREEN, B. Christine; TAKS, Marijke; MISENER, Laura. Creating sport participation from sport events: making it happen. International Journal of Sport Policy and Politics, v. 9, n. 2, p. 257-276, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/19406940.2016.1257496
CORREIA, Maria da Conceição Batista. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar em Enfermagem, v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/23968. Acesso em: 14 maio 2021.
CÔTÉ, Jean; STRACHAN, Leisha; FRASER-THOMAS, Jessica. Participation, personal development, and performance through youth sport. In: HOLT, N. L. (ed) Positive youth development through sport. Londres: Routledge, 2008.
GETZ, Donald; PAGE, Stephen. Event studies: theory, research and policy for planned events. London: Routledge, 2012.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman, 2009.
GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as ações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2017.
GUEDES-GONDIM, Sonia Maria. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, v. 12, n. 24, p. 149-161, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004
GUNAWAN, Joko. Ensuring trustworthiness in qualitative research. Belitung Nursing Journal, v. 1, n. 1, p. 10-11, Dec., 2015.
HENRIQUE, Nayana. Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
KAPLANIDOU, Kyriaki; VOGT, Christine. The meaning and measurement of a sport event experience among active sport tourists. Journal of Sport Management, v. 24, n. 5, p. 544-566, Sept., 2010. DOI: https://doi.org/10.1123/JSM.24.5.544
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994.
KUPFER, Joseph. Sport – the body electric. In: MORGAN, Willian J.; MEIER, Klaus V. Philosophic inquiry in sport. Champaign, Illinois: Human Kinetics, 1988. p. 519-522.
LOPES, Priscila. “A gente abre a mente de uma forma extraordinária”: potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da Ginástica Para Todos. 2020. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
LOPES, Priscila; LEAL, Juliana; VALIENGO, Amanda; GONÇALVES, Edvânia; GOMES, Nayara; PESSOA, Taynara. Ginástica para todos e literatura: realidade, possibilidades e criação. Conexões, v. 13, n. esp., p. 127-146, maio, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637581
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MASCARENHAS, Fernando. O orçamento do esporte: aspectos da atuação estatal de FHC à Dilma. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, v. 30, n. 4, p. 963-980, out./dez., 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000400963
MAZZEI, Leandro; COSTA, Laura Carraro; FERREIRA, Sofia Camanho; GAIO, Luiz Eduardo. Tradução e validação da escala “Orientation Toward a Sporting Event” (OSE) e sua utilização para a paralisação e segurança de eventos esportivos em meio a pandemia covid-19. Conexões, v. 18, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8659906
MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 1-17, jan./mar.,2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62007
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
MILLER, Vincent. A crisis of presence: on-line culture and being in the world. Space and Polity, v. 16, n. 3, p. 265–285, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/13562576.2012.733568
MOSS, Jonathan; WHALLEY, Peter A.; ELSMORE, Ian. Phenomenological psychology & descriptive experience sampling: a new approach to exploring music festival experience. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events, v. 12, n. 3, p. 382-400, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/19407963.2019.1702627
NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
OLIVEIRA, Lucas Machado de; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, v. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.95122
OSLER, Lucy. Feeling togetherness online: a phenomenological sketch of online communal. Phenomenology and the Cognitive Sciences, v. 19, p. 569–588, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11097-019-09627-4
SANTOS, Thyago Thacyano de Souza; NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; NIQUINI, Claudia Mara; LOPES, Priscila. A Ginástica Para Todos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Conexões, v. 16, n. 4, p. 450-467, out./dez., 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v16i4.8653973.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
TOLEDO, Eliana; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da ginástica para todos. In: NUNOMURA, Mirian. (org.). Fundamentos da ginástica. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2016. p. 12-40.
TRIGG, Dylan. The role of atmosphere in shared emotion. Emotion, Space and Society, v. 35, 2020.DOI: https://doi.org/10.1016/j.emospa.2020.100658
TUBINO, Manoel José Gomes. Metodologia científica do treinamento desportivo. Rio de Janeiro, Shape, 2003.
WICHMANN, Angela. From everday life into the liminoid and back again. In: LAMOND, Ian R; MOSS, Jonathan. Liminality and critical event studies – borders, boundaries, and contestation. Palgrave Macmillian, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-40256-3
WICHMANN, Angela. Participating in the World Gymnaestrada: an expression and experience of community. Leisure Studies, v. 36, n. 1, p. 21-38, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/02614367.2015.1052836
ZIAKAS, Vassilios; BOUKAS, Nikolaos. Post-event leverage and olympic legacy: a strategic framework for the development of sport and cultural tourism in post-Olympic Athens. Athens Journal of Sports, v.1, n. 2, p. 87-101, 2014. DOI: https://doi.org/10.30958/ajspo.1-2-2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento (Porto Alegre)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
