“Longe, mas juntos”

experiências vividas em um festival de ginástica para todos em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.120258

Palavras-chave:

Ginástica, Educação Física, Treinamento, Covid-19, Pesquisa Qualitativa

Resumo

A pandemia de covid-19 vem instituindo mudanças em diferentes âmbitos da sociedade no mundo. No esporte, para além dos treinos rotineiros, uma importante esfera sofreu impactos neste período, a dos eventos. Pautado na teoria fenomenológica de Merleau-Ponty, o objetivo deste estudo foi descrever experiências vividas em um festival de Ginástica para Todos realizado de maneira remota. Aderimos à análise fenomenológica na triangulação de dados documentais, diários de campo e grupos focais com ginastas participantes que suscitaram em duas temáticas: a) “Distantes, mas juntos” e b) “O modus operandi da virtualidade”. Ainda que remoto, a percepção da experiência elencou sentimentos e sensações típicas do fazer-esportivo e sua estima aos eventos, como a atitude estética intrínseca à ginástica, busca de (auto) superação, reconhecimento e pertencimento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaio César Celli Mota, Universidade de São Paulo

Departamento de Esporte

Escola de Educação Física e Esporte da USP

Tamiris Lima Patricio, Universidade de São Paulo

Departamento de Esporte

Escola de Educação Física e Esporte da USP

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo

Departamento de Esporte

Escola de Educação Física e Esporte da USP

Programa de Pós-Graduação EEFE/USP

Referências

ABREU, Nelsio Rodrigues de; BALDANZA, Renata Francisco; GONDIM, Sônia M. Guedes. Os grupos focais on-line: das reflexões conceituais à aplicação em ambiente virtual. JISTEM- Journal of Information Systems and Technology Management (Online), São Paulo, v. 6, n. 1, p. 5-24, 2009. DOI: https://doi.org/10.4301/S1807-17752009000100001.

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 3. ed. Campinas: Unicamp, 2013. v. 1, p. 144.

BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. London: Yale University Press, 2006.

BENTO-SOARES, Daniela; SCHIAVON. Laurita Marconi. Gymnastics for all: different cultures, different perspectives. Science of Gymnastics Journal, v. 12, n. 1, p. 5-18, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340066355. Acesso em: 14 maio 2021.

BEST, David. The aesthetic in sport. In: MORGAN, Willian J.; MEIER, Klaus V. Philosophic inquiry in sport. Champaign, Illinois: Human Kinetics, 1988. p. 477-493.

BRACHT, Valter. Educação física no 1o grau: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, sup. 2, p.v23-28, 1996. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.139640.

CARBINATTO, Michele Viviene; EHRENBERG, Mônica Caldas. Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line. Curitiba: Bagai, 2020.

CARBINATTO, Michele Viviene, et al. Perfil dos protagonistas de um festival on-line e suas obras. In: CARBINATTO, Michele Viviene; EHRENBERG, Mônica Caldas. Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line. Curitiba: Bagai, 2020.

CARBINATTO, Michele Viviene; REIS-FURTADO, Lorena Nabanete. Choreographic process in Gymnastics for all. Science of Gymnastics Journal, vol. 11, n. 3, p. 343-353, 2019. Disponível em https://www.fsp.uni-lj.si/en/research/scientific-magazines/science-of-gymnastics/previous-issues/2019102717182601/. Acesso em: 29 abr. 2022.

CHALIP, Laurence. Towards social leverage of sport events. Journal of Sport & Tourism, v. 11, n. 2, p. 109-127, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/14775080601155126

CHALIP, Laurence; GREEN, B. Christine; TAKS, Marijke; MISENER, Laura. Creating sport participation from sport events: making it happen. International Journal of Sport Policy and Politics, v. 9, n. 2, p. 257-276, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/19406940.2016.1257496

CORREIA, Maria da Conceição Batista. A observação participante enquanto técnica de investigação. Pensar em Enfermagem, v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/23968. Acesso em: 14 maio 2021.

CÔTÉ, Jean; STRACHAN, Leisha; FRASER-THOMAS, Jessica. Participation, personal development, and performance through youth sport. In: HOLT, N. L. (ed) Positive youth development through sport. Londres: Routledge, 2008.

GETZ, Donald; PAGE, Stephen. Event studies: theory, research and policy for planned events. London: Routledge, 2012.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman, 2009.

GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as ações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2017.

GUEDES-GONDIM, Sonia Maria. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, v. 12, n. 24, p. 149-161, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2002000300004

GUNAWAN, Joko. Ensuring trustworthiness in qualitative research. Belitung Nursing Journal, v. 1, n. 1, p. 10-11, Dec., 2015.

HENRIQUE, Nayana. Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

KAPLANIDOU, Kyriaki; VOGT, Christine. The meaning and measurement of a sport event experience among active sport tourists. Journal of Sport Management, v. 24, n. 5, p. 544-566, Sept., 2010. DOI: https://doi.org/10.1123/JSM.24.5.544

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994.

KUPFER, Joseph. Sport – the body electric. In: MORGAN, Willian J.; MEIER, Klaus V. Philosophic inquiry in sport. Champaign, Illinois: Human Kinetics, 1988. p. 519-522.

LOPES, Priscila. “A gente abre a mente de uma forma extraordinária”: potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da Ginástica Para Todos. 2020. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

LOPES, Priscila; LEAL, Juliana; VALIENGO, Amanda; GONÇALVES, Edvânia; GOMES, Nayara; PESSOA, Taynara. Ginástica para todos e literatura: realidade, possibilidades e criação. Conexões, v. 13, n. esp., p. 127-146, maio, 2015. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637581

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MASCARENHAS, Fernando. O orçamento do esporte: aspectos da atuação estatal de FHC à Dilma. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, v. 30, n. 4, p. 963-980, out./dez., 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000400963

MAZZEI, Leandro; COSTA, Laura Carraro; FERREIRA, Sofia Camanho; GAIO, Luiz Eduardo. Tradução e validação da escala “Orientation Toward a Sporting Event” (OSE) e sua utilização para a paralisação e segurança de eventos esportivos em meio a pandemia covid-19. Conexões, v. 18, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8659906

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 1-17, jan./mar.,2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e62007

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

MILLER, Vincent. A crisis of presence: on-line culture and being in the world. Space and Polity, v. 16, n. 3, p. 265–285, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/13562576.2012.733568

MOSS, Jonathan; WHALLEY, Peter A.; ELSMORE, Ian. Phenomenological psychology & descriptive experience sampling: a new approach to exploring music festival experience. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events, v. 12, n. 3, p. 382-400, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/19407963.2019.1702627

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

OLIVEIRA, Lucas Machado de; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, v. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.95122

OSLER, Lucy. Feeling togetherness online: a phenomenological sketch of online communal. Phenomenology and the Cognitive Sciences, v. 19, p. 569–588, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11097-019-09627-4

SANTOS, Thyago Thacyano de Souza; NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; NIQUINI, Claudia Mara; LOPES, Priscila. A Ginástica Para Todos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Conexões, v. 16, n. 4, p. 450-467, out./dez., 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v16i4.8653973.

SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

TOLEDO, Eliana; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da ginástica para todos. In: NUNOMURA, Mirian. (org.). Fundamentos da ginástica. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2016. p. 12-40.

TRIGG, Dylan. The role of atmosphere in shared emotion. Emotion, Space and Society, v. 35, 2020.DOI: https://doi.org/10.1016/j.emospa.2020.100658

TUBINO, Manoel José Gomes. Metodologia científica do treinamento desportivo. Rio de Janeiro, Shape, 2003.

WICHMANN, Angela. From everday life into the liminoid and back again. In: LAMOND, Ian R; MOSS, Jonathan. Liminality and critical event studies – borders, boundaries, and contestation. Palgrave Macmillian, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-40256-3

WICHMANN, Angela. Participating in the World Gymnaestrada: an expression and experience of community. Leisure Studies, v. 36, n. 1, p. 21-38, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/02614367.2015.1052836

ZIAKAS, Vassilios; BOUKAS, Nikolaos. Post-event leverage and olympic legacy: a strategic framework for the development of sport and cultural tourism in post-Olympic Athens. Athens Journal of Sports, v.1, n. 2, p. 87-101, 2014. DOI: https://doi.org/10.30958/ajspo.1-2-2

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

MOTA, K. C. C.; PATRICIO, T. L.; CARBINATTO, M. V. “Longe, mas juntos”: experiências vividas em um festival de ginástica para todos em tempos de pandemia. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28026, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.120258. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/120258. Acesso em: 21 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais