COMPETÊNCIAS OSTENSIVAS: O COTIDIANO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.100297Palavras-chave:
Docentes. Educação Física. Academias de ginástica. Aparência física.Resumo
Centrado nas referências de corpo e subjetividade fornecidas pelo capitalismo em suas formas atuais, bem como nas supostas ressonâncias desses modelos na rotina de professores de Educação Física atuantes em academias de musculação, o estudo teve como objetivo compreender os modos pelos quais os participantes articulam suas atribuições profissionais às demais experiências de seu cotidiano. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, sendo o material empírico obtido através de 16 entrevistas semiestruturadas. Os materiais analisados evidenciam uma mobilização constante da dimensão corporal dos professores. Em geral, sua rotina lhes exige uma intensa disposição física, além de uma racionalização de si e do corpo que lhes permita evidenciar os atributos estéticos e de desempenho pelos quais sua competência profissional é atestada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
