“É A PRÁTICA, A VIVÊNCIA E A CAMINHADA”: A EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO DE SABERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-6524.90327Palavras-chave:
Encontro de saberes, políticas de ação afirmativa, diálogo inter-epistêmicoResumo
A inserção ampliada de estudantes negros e indígenas nas universidades brasileiras, a partir das políticas de ação afirmativa, trouxe também a extensão da reflexão sobre a necessidade de consideração, na prática pedagógica, de epistemes outras. Neste contexto, universidades no Brasil, tais como UNB, UECE, UFMG, UFJF, UFPA e UFSB têm integrado cursos em suas grades curriculares nos quais mestras e mestres de saberes e ofícios tradicionais são convidadas/os a ensinar, acompanhados por professoras/es vinculadas/os formalmente às instituições de ensino. Desde 2016-2, a disciplina “Encontro de Saberes” é oferecida pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ressoando esse fenômeno epistemológico. Este estudo propõe-se registar algumas experiências de docentes, mestres, mestras e discentes desde a implantação desse espaço no currículo dos cursos de graduação da UFRGS. Os procedimentos metodológicos usados foram a pesquisa de campo no contexto das aulas, leitura dos trabalhos discentes concernentes à turma 2017/2, bem como entrevistas com pessoas ligadas à realização do curso. Busca-se apreender algumas premissas concernentes ao Encontro de Saberes enquanto proposta a um só tempo étnico-racial, política, pedagógica e epistêmica.Downloads
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Publicado
2020-09-11
Como Citar
BRITO, L. G. “É A PRÁTICA, A VIVÊNCIA E A CAMINHADA”: A EXPERIÊNCIA DO ENCONTRO DE SABERES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 290, 2020. DOI: 10.22456/1982-6524.90327. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/90327. Acesso em: 4 out. 2023.
Edição
Seção
ARTIGOS