A elaboração de resumos documentários como atividade do tratamento temático da informação na prática profissional bibliotecária
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245261.255-277Palavras-chave:
Tratamento temático da informação. Resumo documentário. Elaboração de resumos.Resumo
Considerando o resumo documentário enquanto elemento inerente ao tratamento temático da informação, analisa-se em que medida é elaborado durante o processamento técnico nas bibliotecas, como forma de apoiar a indexação para garantir uma representação temática completa dos materiais. Valendo-se de coleta dos dados mediante questionário com perguntas fechadas, aplicado via Google Formulários a 30 bibliotecários goianos em atuação em diferentes tipos de unidades de informação, procede-se a uma sistematização estatística. Os resultados indicam que a elaboração de resumos documentários não é uma prática comumente conduzida pelos bibliotecários, em detrimento da classificação e da indexação. O resumo está presente em apenas 16,7% das unidades de informação, apesar de enxergado em sua relevância por 96,7% dos respondentes. Evidenciam-se, ainda, dificuldades de diversas ordens para sua elaboração. Conclui-se que o resumo, apesar de reconhecido pelos profissionais investigados em sua importância, não está sendo aproveitado nas unidades de informação como parte do tratamento temático da informação como, de fato, deveria acontecer.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
CAFÉ, Lígia Maria Arruda; SALES, Rodrigo de. Organização da informação: conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: ROBREDO, Jaime; BRÄSCHER, Marisa (Orgs.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010. p. 115-129.
CINTRA, Anna Maria Marques et. al. Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis; APB, 1994.
FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RUBI, Milena Polsinelli; BOCCATO, Vera Regina Casari. As diferentes perspectivas teóricas e metodológica sobre indexação e catalogação de assuntos. In: FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (Org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 19-42.
GUIMARÃES, José Augusto Chaves. O resumo como instrumento para a divulgação e a pesquisa científica. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n. 1, p. 3-16, jan./abr. 2005.
GUIMARÃES, José Augusto Chaves; SANTOS, João Carlos Gardini. A ementa jurisprudencial como resumo informativo em um domínio especializado: aspectos estruturais. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, v. 10, n. 3, p. 32-43, 2016.
JIZBA, Laurel. Reflections on Summarizing and Abstracting: Implications for Internet Web Documents, and Standardized Library Cataloging Databases. Journal of Internet Cataloging, v. l, n. 2, p. 15-39, 1997.
KOBASHI, Nair Yumiko. Resumos documentários: uma proposta metodológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 21, n. 2, p. 201-210, jul./dez. 1997.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
LUNARDELLI, Rosane Suely Alvares. Mecanismos de distanciamento linguístico: a preservação da face na síntese documental. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 22, n. 1, p. 4-16, jan./mar. 2017.
LUZ, Ana Cristina de Oliveira. Critérios para a elaboração de resumos. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 20, n. 1, p. 27-40, 1996.
OLIVEIRA, Lais Pereira de. Análise das publicações na área de organização e tratamento da informação à luz dos resumos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 245-266, abr./jul. 2018.
SIMÕES, Maria da Graça Melo. Resumo documental e literatura científica: origem, desenvolvimento e consolidação. Páginas a&b, s. 3, n. 3, p. 15-36, 2015.
TERRA, Ana Lúcia. Processos cognitivos na leitura documental: o que faz o indexador quando lê? In: FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; NEVES, Dulce Amélia de Brito; DAL’EVEDOVE, Paula Regina (Orgs.). Leitura documentária: estudos avançados para a indexação. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. p. 51-67.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Lais Pereira de Oliveira, Daniel Martínez-Ávila, José Augusto Chaves Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.