Análise de citação da revista eletrônica Arquivística. net: uma aplicação das técnicas bibliométricas
Palavras-chave:
Análise de citação. Arquivística. Net. Bibliometria.Resumo
Estudo de Análise de Citação da revista eletrônica Arquivística. Net. O corpus da pesquisa compreendeu os artigos publicados no período 2005/1 a 2007/1. Os resultados do estudo apontam a predominância de autoria individual, e que os livros são as fontes de informação mais utilizadas, que a língua portuguesa se destaca como o idioma preferido bem como a citação para autores nacionais. O período de tempo médio de cobertura da literatura citada é recente, situando-se entre 4 e 5 anos. Luís Carlos Lopes e José Maria Jardim despontam como autores nacionais mais referenciados e, entre os autores estrangeiros, Armando B. Malheiros da Silva e Jean-Yve Rousseau e Carol Couture. Tais resultados retratam a timidez das pesquisas em Arquivologia no Brasil, o que requer reflexão e, conseqüentemente, um maior envolvimento das estruturas de legitimação da produção de saber na área, tais como: universidades, institutos de pesquisa, instâncias de avaliação, sociedades científicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Marli Dias de Souza Pinto, Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Eliana Maria dos Santos Bahia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.