Tecnicidade, teoria da informação e tradição no movimento zapatista de libertação nacional: das potências de um novo mundo (informacional) possível
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245252.190-207Palavras-chave:
Técnica, Informação, Simondon, Movimento Zapatista, TecnomagiaResumo
A partir de uma reflexão teórica com um aporte empírico de compreensão do mundo social, o trabalho procura colocar em jogo as questões que norteiam os polos da tecnofobia à tecnofilia, ou à pan-técnica, na contemporaneidade. Partindo centralmente da filosofia de Simondon, o eixo teórico visa a compreender uma noção de técnica orientada pela primazia dos encontros e para a infinidade da diversidade nos eventos de dentro e fora, que aparecem e desaparecem sucessiva e simultaneamente no plano informacional. Uma teoria simondoniana “da informação” nos abre as margens de composições capazes de produzir quaisquer configurações para os devires - potência geradora da vida, ou seja, a tessitura entre proximidades e afastamentos, matéria e energia que constantemente atravessam-se e atualizam-se nos esteios da individuação de humanos e não humanos. O eixo empírico encontra na experiência zapatista, ou seja, na produção de uma guerrilha autonômica, uma relação original e aberta, como a visão simondoniana da técnica, que não mantém o passado pré-capitalista nem as estruturas pré-modernas de forma intocável. Trata-se de reconhecer a tecnomagia como possibilidade de investigação no âmbito da interpenetração entre tecnologia e cosmovisões, um movimento teórico-social de uma comunidade em sua luta contra a dominação e contra a opressão institucionalizada.
Downloads
Referências
ALBAGLI, Sarita. Inovação no capitalismo cognitivo. In: SIQUEIRA, Mauricio; COCCO, Giuseppe (org.). Por uma política menor: arte, comum e multidão. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. p. 211-224.
BELISÁRIO, Adriano. Tecnoxamanismo: por uma cibernética insurgente. Lugar Comum, [s.l.], v. 43, p. 265-280, 2015.
CAPURRO, Rafael. Intercultural Roboethics for a Robot Age. In.: NAKADA, Makoto; CAPURRO, Rafael; SATO, Koetsu. Critical review of information ethics and roboethics in East and West. Tsukuba: University of Tsukuba, 2017. p. 13-18.
CASSIRER, Ernst. A filosofia das formas simbólicas. Segunda parte: o pensamento mítico. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
DAMASCENO, Veronica. Notas sobre individuação intensiva em Simondon e Deleuze. O que nos faz pensar, [s.l.], v. 16, n. 21, p. 169-182, jul. 2007.
DELEUZE, Giles; GUARATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2008.
FROHMANN, Bernd. Cyber ethics: bodies or bytes? The International Information & Library Review, [s.l.] n. 32, p. 423-435, 2000.
LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC, 2001.
MARQUES, Luis Antonio Barbosa Guerra. Democracia, Justiça, Liberdade: lições da Escuelita Zapatista. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
NEVES, José. Seres humanos e objectos técnicos: a noção de “concretização” em Gilbert Simondon. Comunicação e Sociedade, [s.l.], v.12, p. 67-82, 2007.
NOVAES, Thiago. Tecnomagia: metareciclagem e rádios livres no front de uma guerra ontológica. Fórum Permanente, [s.l.], v. 2, n. 2, 2013.
POLANCO, Héctor Díaz. La Rebelión Zapatista y La Atonomía. México: Siglo XXI Editores, 2007.
PRECIADO, Beatriz. El feminismo no es un humanismo. El Estado Mental, Madrid, n. 5, nov. 2014.
SANTOS, Laymert Garcia. Demasiadamente pós-humano. Entrevista com Laymert Garcia dos Santos. Novos estudos, São Paulo, n. 72, p. 161-175, jul. 2005.
SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2008.
TADEU, Tomaz. Nós ciborgues: o corpo elétrico e a dissolução do humano. In: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz (orgs.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. 2. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1950.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.