A bibliometria na (e além da) avaliação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245233.300-305Palavras-chave:
Avaliação Científica. Bibliometria. Pesquisa Científica. Cientometria.Resumo
Resenha do livro Os desvios da avaliação da pesquisa: o bom uso da bibliometria, de Yves Gingras, que destaca o caráter oportuno e de síntese da obra, que tem como objetivo apresentar e discutir os métodos bibliométricos, particularmente, em termos de seu uso na avaliação da pesquisa científica. O livro apresenta uma perspectiva crítica sobre a temática, mas sem negar a importância da bibliometria, procurando discernir os usos adequados dos “abusos” praticados a partir da utilização, com baixa reflexividade, dos indicadores quantitativos bibliométricos na avaliação da ciência.Downloads
Referências
GINGRAS, Y. Os desvios da avaliação da pesquisa: o bom uso da bibliometria. Tradução de Carlos Deanne. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2016.
VAINER, Carlos. Apresentação. In: GINGRAS, Y. Os desvios da avaliação da pesquisa: o bom uso da bibliometria. Tradução de Carlos Deanne. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2016. p. 12-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.