E-books para a educação universitária na América Latina

Autores

  • Juan José Prieto Gutiérrez

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245232.59-77

Palavras-chave:

Livros digitais. Tecnologias educacionais. Educação superior. Fontes de informação.

Resumo

A presença da instrução livro universitário digital é uma realidade. O principal objetivo do estudo é confirmar o desenvolvimento do livro digital em 50 universidades da América Latina que estão em melhor posição como classificado pela Scimago durante 2016. Ele também serve para determinar o tipo de acesso ao documento e as plataformas mais utilizadas. Como uma terceira visam as vantagens e desvantagens que a experiência pessoal da biblioteca todos os dias com o aumento gradual de livros digitais são examinados. A fim de cumprir os objetivos nos sites das 50 instituições analisadas são consultados e os inquéritos são enviados para os responsáveis pelos centros. As várias análises confirmam que todas as bibliotecas oferecem livros digitais estudados para os utilizadores universitários. 50% das instituições preferem comprar o direito de acesso às obras, enquanto 40% assinatura combinados e compra, os mais utilizados Springer e Wiley plataformas de ebooks.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALONSO-ARÉVALO, Julio; CORDÓN-GARCÍA, José Antonio; GÓMEZ-DÍAZ, Raquel. El libro electrónico en la biblioteca universitaria y de investigación. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, [S.l.], n. 42, 2011. Disponible en: <https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/7/37>. Acceso el: 15 ene. 2017.

ASHCROFT, Linda. Ebooks in libraries: an overview of the current situation. Library Management, [S.l.], v. 32, n. 6/7, p. 398-407, 2011.

BABINI, Dominique. Acceso abierto a la producción científica de América latina y el Caribe: identificación de principales instituciones para estrategias de integración regional. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad CTS, Buenos Aires, v. 6, n. 17, 2011.

BORNMANN, Lutz; DE MOYA-ANEGÓN, Félix; LEYDESDORFF, Loet. The new excellence indicator in the World Report of the SCImago Institutions Rankings 2011. Disponible en: <https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1110/1110.2305.pdf>. Acceso el: 15 ene. 2017. arXiv preprint arXiv:1110.2305, 2011.

CENTRO REGIONAL PARA EL FOMENTO DEL LIBRO EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, CERLALC. El libro en cifras Boletín estadístico del libro en Iberoamérica, Santafé de Bogotá, v. 7, 2015. Disponible en: <http://cerlalc.org/el-libro-en-cifras-boletin-estadistico-del-libro-en-iberoamerica/>. Acceso el: 15 ene. 2017.

CHAN, Leslie; KIRSOP, Barbara; ARUNACHALAM, Subbiah. Open access archiving: the fast track to building research capacity in developing countries. SciDev.Net, London, Nov. 2005. Disponible en: <http://hdl.handle.net/1807/4415>. Acceso el: 15 ene. 2017.

CULL, Barry. W. Reading revolutions: Online digital text and implications for reading in academe. First Monday, Chicago, v. 16, n. 6, 2011. Disponible en: <http://pear.accc.uic.edu/ojs/index.php/fm/article/view/3340/2985> Acceso el: 15 ene. 2017.

EBOOK Usage in U.S. Academic Libraries 2016. Library Journal, New York, 2016. Disponible en: <http://lj.libraryjournal.com/downloads/2016academicebooksurvey/>. Acceso el: 15 ene. 2017.

GARCÍA, José Antonio; ALONSO-ARÉVALO, Julio; MARTIN-RODERO, Helena. Los libros electrónicos: la tercera ola de la revolución digital. Anales de documentación, Murcia, v. 13, p. 53-80, 2010. Disponible en: <http://revistas.um.es/analesdoc/article/download/106991/101681>. Acceso el: 15 ene. 2017.

GIL, Manuel; CELAYA, Javier. Evolución y tendencias digitales en Latinoamérica. 2015. Disponible en: <http://bit.ly/1sEpW74>. Acceso el: 15 ene. 2017.

KERKA, Sandra. Distance learning, the internet, and the world wide web. ERIC Digest, 1996.

LAM, Paul et al. Usability and usefulness of eBooks on PPCs: How students’ opinions vary over time. Australasian Journal of Educational Technology, Brisbane, v. 25, n. 1, p. 30-44, 2009. Disponible en: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.363.3830&rep=rep1&type=pdf > Acceso el: 15 ene. 2017.

LEMKEN, Birgit. Ebook: the missing link between paper and screen. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 1999, Pittsburgh. Proceedings… Pittsburgh: ACM CHI 99, 1999. Disponible en: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.46.5481&rep=rep1&type=pdf>. Acceso el: 15 ene. 2017. CHI 99 Workshop on Designing Electronic Books.

CEPAL. PLAN DE ACCIÓN ELAC 2015. Plan de acción sobre la sociedad de la información y del conocimiento de América Latina y el Caribe. [S.l.]: CEPAL Naciones Unidas, 2010. Disponible en: <http://www.cepal.org/cgi-bin/getprod.asp?xml=/elac2015/noticias/paginas/9/44209/P44209.xml&xsl=/elac2015/tpl/p18f.xsl&base=/elac2015/tpl/top-bottom.xsl> Acceso el: 15 ene. 2017.

REGISTRY OF OPEN ACCESS REPOSITORIES. Roar. 2017. Disponible en: <http://roar.eprints.org/>. Acceso el: 15 ene. 2017.

SHIN, Dong-Hee. Understanding e-book users: Uses and gratification expectancy model. New Media & Society, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 260-278, 2011.

SOCIETY OF COLLEGE, NATIONAL AND UNIVERSITY LIBRARIES, SCONUL. Changing trends in loans, visits & the use of e-books. London, 2015. Disponible en: <http://www.sconul.ac.uk/tags/sconul-statistics> Acceso el: 15 ene. 2017.

SUNKEL, Guillermo. Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la educación en América Latina: una exploración de indicadores, n. 125. [S.l.]: United Nations Publications, 2006. Disponible en: <http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/6133/S0600907.pdf?sequence=1>. Acceso el: 15 ene. 2017.

SUNKEL, Guillermo; TRUCCO, Daniela; ESPEJO, Andrés. La integración de las tecnologías digitales en las escuelas de América Latina y el Caribe: una mirada multidimensional. Santiago de Chile. CEPAL, 2014. Disponible en: <http://200.9.3.98/bitstream/handle/11362/36739/S20131120.pdf?sequence=1>. Acceso el: 15 ene. 2017.

THE DIRECTORY OF OPEN ACCESS REPOSITORIES. OpenDOAR, 2017. Disponible en: <http://www.opendoar.org/>. Acceso el: 15 ene. 2017.

TUROFF, Murray; HILTZ, Starr Roxanne, The electronic journal: A progress report. Journal of the American Society for Information Science, Massachusetts, v. 33, n. 4, p. 195-202, 1982. Disponible en: <https://web.njit.edu/~turoff/Papers/ElectronicJournal.html> Acceso el: 15 ene. 2017.

UNESCO Y CENTRO REGIONAL PARA EL FOMENTO DEL LIBRO EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, CERLALC. Manifiesto sobre el libro electrónico. 2011. Disponible en: <http://www.cerlalc.org/Manifiesto_Esp.pdf > Acceso el: 15 ene. 2017.

Publicado

2017-04-26

Como Citar

PRIETO GUTIÉRREZ, J. J. E-books para a educação universitária na América Latina. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 59–77, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245232.59-77. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68959. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)