Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245213.271-295Palavras-chave:
Comunicação Científica. Webometria. Letramento Científico. Blogs. Pesquisadores Brasileiros.Resumo
Este é um estudo webométrico sobre a discussão em torno das audiências a serem privilegiadas no que tange aos impactos e à incidência das informa- ções de caráter científico. A pesquisa verifica de que maneira e com qual intensidade essas modificações no fluxo informacional ocorrem no ambiente virtual. Para tanto, realiza-se um levantamento de quatro blogs identificados no Anel de Blogs ABC: Um Longo Argumento, Via Gene, Cultura Científica e Neurocientista de Plantão. O estudo utiliza o software SocSciBot4 (Thewall, 2013) na categorização das postagens realizadas pelos pesquisadores responsáveis no período entre janeiro e dezembro de 2012. O estudo ainda afirma que a possibilidade de novas formas de letramento científico é concretizada na web e infere que, sob esse viés, é prudente observar o quanto uma nova forma de comunalismo vem se manifestando na rede no sentido de viabilizar estratégias de letramento científico.Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BUENO, W. C. Jornalismo científico no Brasil: o compromisso de uma prática independente. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação e Informação, Londrina, v. 15, n. especial, p. 1-12, 2010.
BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FAYARD, P. La Communication scientifique publique. In: FAYARD, P. (Org.). De la vulgarization à la médiatisation. Lyon: Chronique Sociale, 1988.
FRAGOSO, S; RECUERO, R.; AMARAL, S. Métodos de pesquisa para in-ternet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetização: da oralidade à escrita. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, P. R. N. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GARVEY, D. W. Communication: the essence of science facilitating infor-mation among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon, 1979.
MERTON, R. K. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970
MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento científico e cts na formação de professores para o ensino de física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSI-NO DE FÍSICA, 16., 2007, São Luís. Anais... São Luís, 2007.
MUELLER, S. P. M.; PASSOS, E. J. L. As questões da comunicação científica e a ciência da informação. In: MUELLER, S. P. M.; PASSOS, E. J. L. (Org.). Comunicação científica. Brasília: UNB, 2000. p. 13-22
RHEINGOLD, H. Comunidades virtuais. In: DRUCKER, P. (Org.). A comu-nidade do futuro: idéias para uma nova comunidade. São Paulo: Futura, 1998. cap. 11, p. 120-127
SANTOS, G. L. A telemática a serviço da alfabetização científica e tecnológica de professores de 1o. e 2o. graus dos países membros do Mercosul. Colabor@, Curitiba, v. 1, n. 4, p. 35-44, 2002.
SOUSA, R. S. C. Trilhas de comunicação científica: links de postagens de pesquisadores brasileiros nos blogs de ciência. 2011. Tese (Doutorado em Co-municação e Informação) – Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Infor-mação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
TARGINO, M. G. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos bási-cos. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 37-85, 2000.
THELWALL, M. Link analysis: an information science approach. Amsterdam: Elsevier Academic, 2004.
THELWALL, M.; VAUGHAN, I.; BJÖRNEBORN, L. Webometrics. Annual Review of Information Science and Technology, Medford, v. 39, p.81-135, 2005.
THELWALL, M. SocSciBot 4. 2013. Disponível em: <http://socscibot.wlv.ac.uk/>. Acesso em: 08 set. 2013.
ZIMAN, J. M. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979. (O Homem e a Ciência, 8).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.