Organização do conhecimento: uma análise conceitual nos anais do ENANCIB
Palavras-chave:
Organização do conhecimento. Análise Conceitual. Terminologia.Resumo
A comunicação científica se realiza por meio de representações conceituais do conhecimento especializado, cuja clareza depende da precisão terminológica. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar o emprego do termo “organização do conhecimento” (OC), buscando-se convergências com o conceito proposto por Bräscher e Café (2010). A pesquisa bibliográfica, de caráter quali-quantitativo, teve seus dados coletados nos anais do ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, no Grupo de Trabalho 2: Organização e Representação do Conhecimento. O corpus da pesquisa está composto de 51 trabalhos. Esses trabalhos foram analisados à luz dos dois atributos do conceito norteador. Considerando que 76% dos documentos apresentaram conformidade com ao menos um dos atributos sugeridos pelo conceito norteador, é possível concluir que existe um movimento em direção à convergência da área quanto ao conceito de OC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.