O Consumo de ficção nacional na televisão portuguesa: uma análise crítica
Palavras-chave:
Audiovisual fiction. Consume. Culture. Social representations. Ideology.Resumo
Na última década a produção de ficção audiovisual nacional tem sofrido profundas convulsões, com expressão no prime-time das principais cadeias televisivas generalistas portuguesas. Partindo destas transformações mas também do fato da televisão ser o principal meio de acesso a bens de consumo cultural da população portuguesa, em claro detrimento de outros mecanismos, desenvolveu-se uma análise crítica, a partir do paradigma marxista, à ficção nacional, com uma análise das telenovelas emitidas em prime-time num dos canais abertos, a Televisão Independente (TVI), e um questionário a uma amostra da população. Procurámos desta forma apreender as representações sociais, assim como formas sub-reptícias de exercício do poder e de dominação a partir de uma determinada ideologia. Concluímos, entre outros aspetos, que se verifica um desajustamento entre o modo como as telenovelas são percecionadas e o que efetivamente estas transmitem à sua vasta audiência, ao mesmo tempo que confirmámos a centralidade do entretenimento televisivo na sociedade portuguesa.Downloads
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