Estudo bibliométrico na base LISA: um enfoque nos artigos sobre os surdos
Palavras-chave:
Ciência da informação. Bibliometria. Análise bibliométrica. Surdos.Resumo
O artigo apresenta uma análise bibliométrica de uma lista de referências de artigos de periódicos localizados na base de dados LISA e tem por objetivo verificar como a literatura na Ciência da Informação aborda aspectos relacionados às pessoas com deficiência, especialmente pessoas com diferentes condições sensoriais auditivas. Foram utilizados os softwares Microsoft Word, Infotrans, Dataview, Mainview e Microsoft Excel para a análise bibliométrica da lista de referências. Obteve-se como resultado uma lista com os descritores mais utilizados nos periódicos, a relação dos periódicos mais importantes, os autores com maior produção, a produção dos autores por ano de publicação, as fontes por ano de publicação e, por fim, foi elaborada uma rede de relacionamento com os principais descritores. Concluise que o descritor “deaf” (surdo) ainda é pouco utilizado e o maior número de artigos apresenta o termo “disabled people” (pessoa deficiente), que também é empregado para designar outras limitações sensoriais ou cognitivas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.