O futuro dos livros do passado: a biblioteca digital contribuindo na preservação e acesso às obras raras
Palavras-chave:
Biblioteca digital, obras raras, digitalização, preservação de documentos, preservação digitalResumo
Este artigo tem por objetivo identificar na literatura as principais vantagens oferecidas pela biblioteca digital de obras raras. Descreve conceitos sobre obras raras, os critérios que as definem e os principais tipos de documentos que pertencem a essas coleções. Aponta alguns fatores que causam a deterioração de acervos bibliográficos, destacando iniciativas que contribuem na preservação, em especial, da obra rara. Define alguns conceitos de biblioteca digital e apresenta a biblioteca digital de obras raras como alternativa na preservação de originais. Destaca alguns critérios de seleção que devem ser observados na implantação de bibliotecas digitais, além de questões referentes à preservação da informação disponível em formato eletrônico. Destaca, ainda, as novas formas interativas de pesquisa proporcionadas pela biblioteca digital de obras raras. Conclui apontando como principais vantagens da biblioteca digital de obras raras a preservação dos documentos originais, em função do acesso remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.