A evolução do makerspace
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245284.119580Palavras-chave:
makerspace, tendências para bibliotecas, cultura makerResumo
O presente artigo traz como tema o makerspace no contexto das bibliotecas. Objetivo: apresentar definições e histórico evolutivo do makerspace na literatura científica. Método: revisão de literatura científica. Análise dos dados: A definição de makerspace remete a um espaço de criação e compartilhamento de conhecimento que surgiu na literatura em 2012. É um espaço derivado da cultura Do It Yourself e do movimento maker que tem ganhado espaço dentro dos ambientes educativos e industriais em países desenvolvidos, sobretudo nos Estados Unidos. De acordo com a literatura, entende-se que o makerspace tem grande potencial educativo que ainda está apenas começando a ser explorado e pode ser uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento das bibliotecas num futuro próximo. No Brasil, o tema é ainda muito incipiente, tendo pouca representatividade na literatura. Conclusões: É um tema com potencial para ser desenvolvido e aplicado, que tende a crescer no país, se acompanhar a tendência mundial. Pode representar uma ferramenta revolucionária para o espaço físico tradicional das bibliotecas.
Downloads
Referências
ARTENGINE. About us. [202-?]. Disponível em: https://www.artengine.ca/aboutus-en.php#b Acesso em: 19 ago. 2020.
BIBLIOTEQUES DE BARCELONA. Bibliolab. Barcelona, 2021. Disponível em: https://ajuntament.barcelona.cat/biblioteques/ca/canal/bibliolab. Acesso em: 30 dez. 2021.
BONFIELD, Brett. Redesigning library services again: revisiting Buckland’s manifesto. In: LEEDER, Kim; FRIERSON, Eric. (Editors). Planning our future libraries: blueprints for 2025. Chicago: ALA, 2014.
BRAHMS, Lisa; CROWLEY, Kevin. Making sense of making: defining learning practices in Make Magazine. In: PEPPLER, Kylie; HALVERSON, Erica; KAFAI, Yasmin. (Editors). Makeology: makers as learners, v. 2. New York: Routledge, 2016.
BRAPCI. Base de dados em Ciência da Informação. Home: pesquisar. Porto Alegre: UFRGS, 2021. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/?q=makerspace&type=1&year_s=1972&year_e=2022&order=0. Acesso em: 5 jul. 2022.
BRITTON, Lauren. A fabulous laboratory: the makerspace at Fayetteville Free Library. Public Libraries Online, Chicago, oct. 26, 2012.
BRONKAR, Cherie. How to start a library makerspace. In: KROSKI, Ellyssa. The makerspace librarian’s sourcebook. Chicago: ALA, 2017.
BROWDER, Russel; ALDRICH, Howard; BRADLEY, Steven. The emergence of the maker movement: implications for entrepreneurship research. Journal of Business Venturing, Amsterdam, v. 34, p. 459-476, 2019.
CALIFORNIA COMMUNITY COLLEGES. Makerspace impact: implementation strategies & stories of transformation. California: CCC Maker, 2019. Disponível em: https://www.mtsac.edu/president/cabinet-notes/2019-20/CCC_Makerspace_Impact_111519.pdf. Acesso em: 7 ago. 2020.
CANINO-FLUIT, Ana. School Library Makerspaces: making it up as I go. Teacher Librarian, Oxford, v. 41, n. 5, jun. 2014.
CAVALCANTI, Gui. Is it a Hackerspace, Makerspace, TechShop or FabLab? Makezine, Santa Rosa, may. 22, 2013.
CHAI, Wesley. Definition: hacker. Tech Target, Newton, 2017. Disponível em: https://searchsecurity.techtarget.com/definition/hacker. Acesso em: 24 jul. 2020.
COLEGROVE, Tod. Editorial board thoughts: libraries as makerspace?. Information Technology and Libraries, Chicago, v. 32, n. 1, p. 2-5, 2013.
COLEGROVE, Tod. Makerspaces in libraries: technology as catalyst for better learning, better teaching. Ingeniería Solidaria, Colombia, v. 13, n. 21, p. 19-26, jan. 2017.
CURRY, Robert. Makerspaces: a beneficial new service for academic libraries? Library Review, United Kingdom, v. 66, n. 4/5, p. 201-212, 2017.
DOUGHERTY, Dale. The maker mindset. In: HONEY, Margaret; KANTER, David (Editors). Design. Make. Play: growing the next generation of STEM innovators. New York, Routledge, 2013.
DOUGHERTY, Dale. The maker movement. lnnovations: Technology, Governance, Globalization, Cambridge, v. 7, n. 3, 2012.
DOUSAY, Tonia A. Defining and differentiating the makerspace. Educational Technology, Englewood Cliffs, v. 57, n. 2, mar./april, 2017.
FAB FOUNDATION. Boston, 2020. Disponível em: https://fabfoundation.org. Acesso em: 31 ago. 2020.
FLEMING, Laura. What constitutes making? Worlds of Learning. New Jersey, oct. 26, 2016.
GIBB, Lindsay. The Luddite’s guide to 3D printing: what’s the big Brouhaha over 3D printing? Broken Pencil, Canada, n. 52, p. 22, jul. 2011.
GOOD, Travis. Three makerspace models that work. American Libraries, Chicago, feb. 6, 2013.
GOOGLE TRENDS. Pesquisa: makerspace. 2021. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/explore?date=2011-01-01%202020-09-17&q=makerspace. Acesso em: 17 set. 2020.
HATCH, Mark. The maker movement manifesto. New York: McGraw Hill Education, 2014.
INSPER FAB LAB. Quem somos. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.insper.edu.br/fab-lab/. Acesso em: 31 ago. 2020.
KLEINKNECHT, Steven W. Hacking hackers: ethnographic insights into the hacker subculture - definition, ideology and argot. 2003. Dissertação (Master of Arts) - McMaster University, Hamilton, Ontario, 2003.
KUZNETSOV, Stacey; PAULOS, Eric. Rise of the expert amateur: DIY projects, communities, and cultures. In: NORDIC CONFERENCE ON
HUMAN-COMPUTER INTERACTION: EXTENDING BOUNDARIES, 6th Proceedings. New York, ACM, 2010. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.175.2419&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 16 set. 2020.
MAKER FAIRE. A bit of history. 2020. Disponível em: https://makerfaire.com/makerfairehistory/. Acesso em: 11 set. 2020.
MARTIN, Lee. The promise of the maker movement for education. Journal of Pre-College Engineering Education Research, United States, v. 5, n. 1, 2015.
MARTINEZ, Sylvia. Makerspace, hackerspace or fablab? What’s in a name?: making sense of a dizzying array of new ways to create. District Administration, Norwalk, sept. 30, 2019. Disponível em: https://districtadministration.com/makerspace-hackerspace-fablab-or-fablearn-whats-in-a-name/. Acesso em: 20 jul. 2020.
MEXIGAS, Peter. Hacklabs and hackerspaces: tracing two genealogies. Journal of Peer Production, Australia, n. 2, july, 2012.
MOOREFIELD-LANG, Heather. Makers in the library: case study for 3D printers and maker spaces in library settings. Library Hi Tech, United Kingdom, v. 32, n. 4, p. 583-593, 2014.
MOOREFIELD-LANG, Heather. Change in the making: makerspaces and the ever-changing landscape of libraries. TechTrends, Switzerland, v. 59, n. 3, p. 107-112, 2015.
NEUHAUSER, Alan. White House hosts STEM ‘Maker Faire’, declares first ‘day of making’. US News, Washington, 18 jun. 2014. Disponível em: https://www.usnews.com/news/stem-solutions/articles/2014/06/18/white-house-hosts-stem-maker-faire-declares-first-day-of-making. Acesso em: 17 set. 2020.
PEPPLER, Kylie; BENDER, Sophia. Maker movement spreads innovation one project at a time. Phi Delta Kappan, California, v. 95, n. 3, p. 22-27, 2013.
PEPPLER, Kylie; HALVERSON, Erica; KAFAI, Yasmin. (Editors). Makeology: makers as learners, v. 2. New York: Routledge, 2016.
SHANSHAN, Yu. Makerspaces as learning spaces: an historical overview and literature review. 2016. Report. Graduate Research (Library & Information Studies), University of Alberta. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.7939/R31T6Q. Acesso em: 21 jun. 2020.
SILVEIRA, Sergio A. da. Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo. Revista USP, São Paulo, n. 86, p. 28-39, jun./ago. 2010.
SHERIDAN, Kimberly et al. Learning in the making: a comparative case study of three makerspaces. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 84, n. 4, 2014.
SISTEMA DE BIBLIOTECA PÚBLICAS DE MEDELLÍN. ABC Bibliolabs: Makerspaces. Colombia, 2021. Disponível em: https://bibliotecasmedellin.gov.co/abc-para-conocer-los-servicios-de-makerspace-de-sistema-de-bibliotecas-publicas-de-medellin/. Acesso em: 30 dez. 2021.
SMART, Ann. To unfold: what a makerspace taught me (part 2). Blog Smartucate, Silverthorn, nov. 23, 2015. Disponível em: http://asmartucate.blogspot.com/2015/11/to-unfold-what-makerspace-taught-me.html. Acesso em: 19 out. 2021.
STEWART, W. Internet hackers, crackers, hacking. E-book, 1996. Disponível em: https://www.livinginternet.com/i/ia_hackers.htm. Acesso em: 24 jul. 2020.
TAHERI, Pooya; ROBBINS, Philip; MAALEJ, Sirine. Makerspaces in first-year engineering education. Education Sciences, Switzerland, v. 10, n. 8, 2020.
VAN HOLM, Eric J. What are makerspaces, hackerspaces and Fab Labs? Social Science Research Network, United States, p. 24, fev., 2014.
VICTORIA MAKERSPACE. Saanich, 2021. Disponível em: https://makerspace.ca. Acesso em: 19 ago. 2020.
WONG, Anne; PARTRIDGE, Helen. Making as learning: makerspaces in universities. Australian Academic & Research Libraries, Australia, v. 47, n. 3, p. 143-159, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Deise Lourenço de Jesus, Murilo Bastos da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.