Caracterizando o processo de doutoramento no Brasil ao longo dos anos: período de formação, sexo e produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245271.361-387Palavras-chave:
Cientometria, Doutoramento, Produção científica, Grandes áreas de atuação, Sexo/GêneroResumo
O estudo da produção científica e da formação acadêmica em um país, área ou mesmo instituição é uma das principais funções da cientometria; por exemplo, ao conseguir apontar quais instituições têm fornecido mais alto retorno à sociedade. Este artigo analisa o universo de indivíduos que, de 1970 a 2016, concluíram ou orientaram um doutorado, com base em dados extraídos de currículos cadastrados na Plataforma Lattes; esse conjunto totaliza 174.318 indivíduos, a partir do qual se traça um amplo panorama do processo de doutoramento no Brasil. Especial atenção é dedicada ao sexo dos orientados e orientadores, inclusive as quatro configurações possíveis de ocorrer entre eles, bem como às diferenças existentes entre as nove grandes áreas de atuação. Além do processo de doutoramento em si, analisa-se a produção científica dos orientados, com e sem parceria com o orientador, o tempo de ligação entre eles, e a parcela de orientados que permanece no meio acadêmico. Os resultados mostram crescente participação feminina, com a porcentagem de orientadas tendo ultrapassado a de orientados, em 2000, e a de orientadoras aparentando seguir a mesma tendência, mas com 20 anos de atraso. Mostram também um crescimento na produção de artigos em periódicos e uma queda na porcentagem de orientados que segue carreira acadêmica, aspecto em que o ano de conclusão do doutorado mostrou-se o fator com mais alta influência.
Downloads
Referências
BORREGO, Á.; BARRIOS, M.; VILLARROYA, A.; OLLÉ, C.. Scientific output and impact of postdoctoral scientists: A gender perspective. Scientometrics, Amsterdam, v. 83, n. 1, p. 93-101, 2009.
CARRELL, S.E.; PAGE, M.E.; WEST, J.E.. Sex and science: How professor gender perpetuates the gender gap. The Quarterly Journal of Economics, Cambridge, v. 125, n. 3, p. 1101-1144, 2010.
CROSS, D.; THOMSON, S.; SIBCLAIR, A. Research in Brazil: A report for CAPES by Clarivate Analytics. Clarivate Analytics, 2018.
DIGIAMPIETRI, L.A.; MENA-CHALCO, J.P.; VAZ DE MELO, P.; MALHEIRO, A.; MEIRA, D.; FRANCO, L.; OLIVEIRA, L.. BraX-Ray: An X-Ray of the Brazilian Computer Science Graduate Programs. PLoS One, San Francisco, v. 9, n. 4: e94541, 2014.
FERREIRA, L. O.; AZEVEDO, N.; GUEDES, M.; CORTES, B.. Institucionalização das ciências, sistema de gênero e produção científica no Brasil (1939-1969). História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 15, p. 43-71, 2008.
FERRARI, N.; MARTELL, R.; OKIDO, D.H.; ROMANZINI, G., MAGNAN, V.; BARBOSA, M.C.; Brito, C. Geographic and Gender Diversity in the Brazilian Academy of Sciences. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 90, n. 2, supl. 1, p. 2543-2552, 2018.
GAULE, P.; PIACENTINI, M.. An advisor like me? Advisor gender and post-graduate careers in science. Research Policy, Amsterdam, v. 47, n. 4, p. 805-813, 2018.
GOLDSTEIN, E.. Effect of Same-Sex and Cross-Sex role Models on the Subsequent Academic Productivity of Scholars. American Psychologist, Washington, v. 34, n. 5, p 407-410, 1979.
HEINRICH, K.T.. Doctoral Advisement Relationships between Women: On Friendship and Betrayal. The Journal of Higher Education, Columbus, v. 66, n. 4, p. 447-469, 1995.
LETA, J.. Human resources and scientific output in Brazilian science: Mapping astronomy, immunology and oceanography. Aslib Journal of Information Management, Melbourne, v. 57, p. 217-231, 2005.
LETA, J. Mulheres na ciência brasileira: desempenho inferior? Feminismos, Salvador, v. 2, n. 3, p. 139-152, 2014.
LETA, J., LEWISON, G.. The contribution of women in Brazilian science: A case study in astronomy, immunology and oceanography. Scientometrics, Amsterdam, v. 57, n. 3, p. 339-353, 2003.
MENA-CHALCO, J.P.; DIGIAMPIETRI, L.A.; LOPES, F.M.; CESAR-JUNIOR, R.M.. Brazilian bibliometric coauthorship networks. Journal of the Association for Information Science and Technology, Hoboken, v. 65, p. 1424-1445, 2014.
PERLIN,M. S., SANTOS, A.A.P., IMASATO,T., BORENSTEIN, D. , SILVA, S. da.The Brazilian scientific output published in journals: A study based on a large CV database. Journal of Informetrics, Amsterdam, v. 11, p.18-31, 2017.
RORSTAD, K.; ASKNES, D.W.. Publication rate expressed by age, gender and academic position: A large scale analysis of Norwegian academic staff. Journal of Informetrics, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 317-333, 2015.
SANDSTRÖM, U.. Combining curriculum vitae and bibliometric analysis: mobility, gender and research performance. Research Evaluation, Guildford, v. 18, n. 2, p. 135-142, 2009.
TUESTA, E.F.; DELGADO, K.V.; MUGNAINI, R.; DIGIAMPIETRI, L.A.; MENA-CHALCO, J.P.; PÉREZ-ALCÁZAR, J.J.. Analysis of advisor-advisee relationship: an exploratory study of the area of exact and Earth Sciences in Brazil. PLoS One, San Francisco, v. 10, n. 5, e0129065, 2015.
TUESTA, E.F.; DIGIAMPIETRI, L.A.; DELGADO, K.V.; MARTINS, N.F.A.. Análise da Participação das Mulheres na Ciência: Um estudo de caso da área de Ciências Exatas e da Terra no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v.25, n.1, p. 37-62, 2019.
VALENTOVA, J.V.; OTTA, E.; SILVA, M.L.; MCELLIGOT, A.G.. Underrepresentation of women in the senior levels of Brazilian Science. PeerJ, London, v. 5, e4000, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciano Antonio Digiampietri, Esteban Fernandez Tuesta, André Fontan Köhler, Karina Valdivia Delgado, João Luiz Bernardes Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.