A INTERTEXTUALIDADE MUSICAL COMO FENÔMENO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUENCIA DA MÚSICA DE CHOPIN NAS 12 VALSAS DE ESQUINA DE FRANCISCO MIGNONE

Autores

  • Lucas de Paula Barbosa

Palavras-chave:

performance, intertextualidade, análise

Resumo

O presente trabalho se propõe a investigar a influência da música para piano de Frédéric Chopin nas 12 Valsas de Esquina de Francisco Mignone e apresentar um modelo teórico de análise musical que propicie a observação do fenômeno intertextual. Trata-se de uma pesquisa caracteristicamente fenomeno­lógica. Quanto aos pressupostos intertextuais, que se fundamenta nos escritos teóricos de Charles Rosen (1980); Joseph Straus (1990) e Kevin Korsyn (1991). Para descrever a influência da música do compositor polonês sobre a música de Mignone são identificados, a partir do modelo de análise proposto, os elementos musicais relevantes ou característicos da escrita de Chopin, bem como as peculiaridades da dinâmica musical desta escrita. Os dados coletados são assim sobrepostos as12 Valsas de Esquina de Mignone e a influência é identificada.

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