CONTROLES INTERNOS VERSUS PANDEMIA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS DA CIDADE DE CURITIBA/PR

Autores

  • Divane Dias dos Santos Nascimento Instituto Federal do Paraná
  • Ana Carolina Teixeira
  • Jaqueline Silva Golineli

Resumo

As micro e pequenas empresas, segundo dados públicos, representam a maior parte do movimento econômico e empregatício do Brasil, mas também, possuem altas taxas de mortalidade no período de curto prazo, situação agravada em cenário pandêmico. Assim, este artigo buscou identificar quais as percepções dos gestores de micro e pequenas empresas (MPE’s) comerciais em relação aos controles internos no período da pandemia Covid-19. Metodologicamente o trabalho configurou-se como uma pesquisa bibliográfica, descritiva, qualitativa e Survey na coleta de dados com a aplicação de questionário online com questões abertas e fechadas direcionadas aos gestores comerciais de MPE's. Os resultados evidenciaram que os gestores de micro e pequenas empresas comerciais, em sua maioria, possuem o entendimento dos benefícios, funcionalidade e utilizam algum tipo de controle interno, assim como, na pandemia esses controles não passaram por mudanças significativas, pois já eram aplicados anteriormente como ferramenta de gestão na tomada de decisão, mas, ainda há gestores que não utilizam e é necessário a adaptação de ferramentas para controle de situações problemáticas que possam surgir principalmente em períodos de crise, como a pandemia da Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

DIAS DOS SANTOS NASCIMENTO, D.; TEIXEIRA, A. C.; SILVA GOLINELI, J. CONTROLES INTERNOS VERSUS PANDEMIA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS GESTORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS DA CIDADE DE CURITIBA/PR. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 22, n. 52, p. 26–44, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/126357. Acesso em: 12 abr. 2024.