Adote uma palavra: um projeto de Língua Portuguesa

Autores

  • Mariana Backes Nunes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Júlia Nunes Azzi

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.85068

Palavras-chave:

Relato de experiência, Língua Portuguesa, Linguagem e seus sentidos, Definições poéticas.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido baseado nas experiências vivenciadas no Estágio de Língua Portuguesa I, aplicado em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Trata-se de um relato das atividades relacionadas ao projeto denominado “Adote uma palavra” e seus resultados. O projeto em questão procurou despertar o interesse dos alunos e levá-los a refletir sobre as relações entre língua e vida ao questioná-los sobre os diversos sentidos que uma palavra pode ter. Para isso, trabalhamos com o gênero “definições poéticas”. Foram realizadas diversas atividades que apontassem para esse potencial da língua, como definições guiadas, coletivas e por imagens. Ao final, os alunos foram incentivados a produzirem suas próprias definições sobre uma palavra de sua escolha, utilizando-se de suas próprias vivências como ponto de partida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-04-2018

Como Citar

BACKES NUNES, M.; NUNES AZZI, J. Adote uma palavra: um projeto de Língua Portuguesa. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2595-4377.85068. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/85068. Acesso em: 29 mar. 2024.